Risco Imediato: O Protocolo de Segurança de Emergência

Dentes de leite: tudo sobre o sorriso do seu pequeno

O acidente com material biológico (principalmente o perfurocortante contaminado com sangue ou saliva) é o risco mais sério e urgente na rotina odontológica. O Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) é o profissional que mais manipula instrumentais e, por isso, precisa dominar o Protocolo de Pós-Exposição para minimizar os riscos de infecção por HIV, Hepatites B e C.

A ação imediata e correta do ASB é fundamental para a saúde da vítima e a segurança legal da clínica.

O Protocolo de 4 Passos do ASB Imediato

1. Ação Imediata (No Local do Acidente)

  • Parar: Interrompa imediatamente o procedimento que está sendo realizado.
  • Lavar: A vítima deve lavar a área exposta abundantemente com água e sabão (se for pele). Se o contato for com mucosas (olhos, boca), lavar com soro fisiológico ou água em abundância.
  • Não Espremer: Não é recomendado espremer ou massagear o local, mas sim estimular o sangramento se for um ferimento.
  • Antisséptico: Aplique antisséptico (como Clorexidina ou Álcool a 70%), se for ferimento na pele.

2. Notificação e Identificação da Fonte

O dentista (CD) e a vítima devem ser informados imediatamente.

  • Comunicar: A vítima deve notificar o CD ou o responsável da clínica imediatamente.
  • Identificar a Fonte: Se possível, o ASB ou o CD deve identificar o paciente-fonte (o paciente que estava em atendimento e cujo material biológico causou o acidente). O prontuário deve ser checado para obter o histórico médico completo.

3. Encaminhamento Médico Urgente

A profilaxia pós-exposição (PEP) precisa ser iniciada em poucas horas.

  • Urgência: A vítima deve ser encaminhada a um hospital ou centro de referência para doenças infecciosas em até 1 ou 2 horas após o acidente. A eficácia dos medicamentos profiláticos (para HIV, por exemplo) é máxima nas primeiras horas e cai drasticamente após 72 horas.
  • Documentação: O ASB deve auxiliar o CD a preencher um relatório detalhado do acidente (data, hora, tipo de material, tipo de lesão), que será levado pela vítima ao hospital.

4. Medidas Preventivas e Descarte

O ASB deve garantir que o erro não se repita.

  • Descarte: O instrumental que causou o acidente deve ser descartado ou colocado em isolamento (com identificação) para evitar novos acidentes ou confusão no processo de esterilização.
  • Revisão: O ASB de alta performance deve revisar os protocolos de trabalho para entender por que o acidente ocorreu e treinar a equipe para evitar a repetição.

Informação Legal: O acidente de trabalho deve ser notificado por meio da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). É um direito da vítima ter o acompanhamento médico e a medicação profilática. Consulte o Protocolo de Pós-Exposição do Ministério da Saúde para detalhes.

Confira mais alguns conteúdos relacionados

Powered By:

Curso ASB

© 2025 Curso ASB – Todos os direitos reservados.