A Arte da Moldagem: O Papel do ASB no Alginato

A Arte da Moldagem: O Papel do ASB no Alginato

O alginato é um dos materiais mais utilizados na odontologia para a obtenção de modelos de estudo e planejamento. Embora pareça simples, a manipulação de alginato pelo ASB exige técnica para evitar que o molde saia com bolhas, rasgos ou distorções, o que obrigaria o dentista a repetir o procedimento, gerando perda de tempo e material.

Um molde perfeito começa nas mãos do auxiliar, garantindo a agilidade do fluxo clínico.

4 Passos para uma Moldagem Impecável

1. Proporção e Preparo dos Materiais

O erro mais comum é “olhometro”. O ASB de alta performance utiliza medidores.

  • Proporção: Utilize sempre o dosador de pó e de água que acompanha o fabricante. Muita água deixa o material fluido demais; pouca água acelera a presa e dificulta a cópia.
  • Temperatura da Água: Em dias muito quentes, use água gelada para ganhar tempo de trabalho. Em dias frios, a água morna pode ser necessária para acelerar o processo.

2. Técnica de Espatulação (Sem Bolhas)

O segredo está no vigor e no ângulo da espatulação.

  • O Movimento: Misture o pó e a água rapidamente, esmagando o material contra as paredes do grau de borracha. Isso elimina as bolhas de ar presas na mistura.
  • Consistência: A mistura final deve ser homogênea, cremosa e sem grumos de pó.

3. Escolha e Carregamento da Moldeira

  • Seleção: O ASB deve pré-selecionar as moldeiras (superior e inferior) testando-as na boca do paciente para garantir que cubram todos os dentes e a área retromolar.
  • Carregamento: Ao colocar o alginato na moldeira, evite “empilhar” o material. Alise a superfície com o dedo úmido para facilitar a inserção e evitar náuseas no paciente.

4. Cuidados Pós-Moldagem

O alginato é um material que sofre sinérese (perda de água) e embebição (ganho de água).

  • Desinfecção: Lave o molde em água corrente para remover saliva e sangue e borrife hipoclorito de sódio a 1% (ou conforme protocolo da clínica).
  • Vazamento Imediato: O ideal é vazar o modelo de gesso imediatamente. Se não for possível, mantenha o molde em umidificador (pote fechado com papel úmido) por, no máximo, 15 a 30 minutos.

Dica Master: Sempre confira o tempo de presa (gelificação) na embalagem do produto, pois cada marca possui um tempo de trabalho diferente. Para entender mais sobre as propriedades dos materiais,consulte o Guia de Materiais Dentários da USP(Link de autoridade acadêmica).

Confira mais alguns conteúdos relacionados

© 2025 Curso ASB – Todos os direitos reservados.