Seja bem vindo ao nosso Blog!

5 dicas para quem pretende se destacar como auxiliar de saúde bucal (ASB)

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

A carreira de Auxiliar de Saúde Bucal é promissora. O mercado para profissionais de odontologia está sempre crescente e estes profissionais precisam da ajuda de um ASB para otimizar seu trabalho no consultório. Diversas pessoas, percebendo o aumento dessa demanda, acabam por investirem nesta área, buscando aperfeiçoamento profissional para se tornarem ASB.

Assim, é preciso se destacar como profissional para sair na frente na disputa pelas vagas nesta área. Quer saber como? Confira estas 5 dicas para quem pretende se destacar como Auxiliar de Saúde Bucal e saia na frente em busca das melhores vagas!

Seja proativo

Os cirurgiões-dentistas contratam  o Auxiliar de Saúde Bucal para otimizar seu trabalho no consultório. Assim, eles esperam que esse profissional seja proativo para que esse auxílio seja efetivo e ajude realmente na rotina diária. Por isto, se você pretende se destacar como Auxiliar de Saúde Bucal, esteja sempre por perto do dentista durante os atendimentos e tome a frente às funções que são de sua obrigação – como a higienização do consultório e do material assim que possível, por exemplo. O importante é mostrar que você está sempre atento ao que é essencial de sua função e realizar estas atividades de forma proativa.

Seja organizado

O Auxiliar em Saúde Bucal é responsável por diversas funções que, se realizadas sem o mínimo de organização, podem dificultar o trabalho ao invés de facilitar. Por exemplo, é de sua responsabilidade o arquivamento das fichas dos pacientes. Caso o profissional não seja organizado, estes dados podem acabar demorando para serem encontrados ou até mesmo se perderem no meio da desorganização.

O mesmo ocorre com o material do consultório: caso o auxiliar de saúde bucal não seja organizado, será difícil encontrar os materiais necessários para os diversos procedimentos ao longo do dia e também dificulta o descarte de material infectante, além de atrasar os procedimentos.

Seja atencioso com os pacientes

O Auxiliar em Saúde Bucal é responsável pela recepção dos pacientes. Ou seja, ele é o “cartão de visitas” do consultório, o primeiro a ter contato com o cliente. Caso ele seja rude, grosseiro ou mal educado, o paciente terá uma péssima impressão do consultório, podendo não voltar caso esteja apenas buscando um orçamento.

Assim, se você quer mostrar eficiência e se destacar como Auxiliar de Saúde Bucal, seja educado e receptivo com quem aparece no consultório – mesmo que seja para uma simples visita.

Seja pontual

O Auxiliar em Saúde Bucal deve ser sempre pontual. Afinal, ele é um dos responsáveis pela organização inicial e higienização do consultório e do material. Assim, ele deve deixar o local pronto para o primeiro atendimento. Caso  o profissional não esteja lá na hora correta, pode atrasar a consulta dos primeiros pacientes e atrasar a agenda do dia.

Seja cuidadoso com o material do consultório

O Auxiliar em Saúde Bucal deve estar atento a todos os cuidados com o material do consultório – sua higienização, organização e armazenamento, por exemplo. Também deve evitar problemas outros problemas que podem ser comuns na sua rotina:

  • Evitar queda de instrumentos no chão;
  • Receber os instrumentos para que o dentista não tenha que depositá-los rapidamente na bandeja;
  • Providenciar rapidamente o descarte correto do material descartável;
  • Verificar condições do material (se está apto para os procedimentos ou se devem ser trocados);
  • Higienizar e esterilizar os instrumentos;
  • Manipular moldeiras e realizar moldes de gesso.

Ou seja, é preciso que o ASB zele pelo cuidado desses materiais durante o trabalho.

Estas são as principais orientações para quem pretende se destacar como auxiliar de saúde bucal nesse mercado. Seguindo estas dicas você mostrará competência para o seu empregador, mostrando que é um ASB capacitado para trabalhar nos melhores consultórios. Não se esqueça que outro cuidado indispensável para quem quer se destacar nessa carreira é obter o certificado ASB para atuar regularmente em conjunto com odontologistas! Ser um ASB irregular não é nada atrativo para o mercado!

Quais dessas dicas você já aplica na sua rotina de Auxiliar em Saúde Bucal? Você conhece outras estratégias para se destacar nessa área? Conte para a gente!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​