Seja bem vindo ao nosso Blog!

Conheça a importância do certificado ASB para sua carreira

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

certificado ASB

Carreiras de sucesso iniciam com a vontade pessoal e uma boa dose de persistência. Isso em todas áreas. Um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e difícil de ser alcançado requer alguns esforços pessoais.

A área da saúde bucal também conta com um mercado super concorrido. No Brasil, a cada ano mais de 10 mil novos dentistas que saem das faculdades. Sendo o país que mais conta com este profissional da Odontologia. Dos mais de um milhão existentes em todo o mundo, mais de 200 mil se concentram no Brasil.

Este dado pode até desanimar os potenciais e futuros dentistas, mas outras carreiras na área podem se beneficiar e muito com essa concentração de graduados em Odontologia. Entre os profissionais que podem tirar proveito do número elevado de cirurgiões dentistas, estão o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e o instrumentador cirúrgico em odontologia.

Atuando no auxílio aos dentistas, ambas as carreiras são promissoras em um mercado como o Brasil. Hoje vamos falar sobre a importância do certificado ASB. Confira:

Certificado ASB é imprescindível para a sua carreira

Mais que importante, o certificado ASB é imprescindível para o profissional se manter no mercado de trabalho e ter uma carreira de sucesso. Até 2008 quem atuava como Auxiliar de Saúde Bucal não necessitava contar com uma qualificação específica. Os dentistas podiam contratar e ensinar a função para o seu colaborador. E era assim que acontecia na maioria dois casos.

Mas as atividades profissionais ASB fazem parte da área da saúde bucal, e são muito importantes para a integridade dos pacientes. Para comprovar essa importância e fiscalizar sobre a atuação correta deste profissional, foi regulamentada uma lei quanto às atividades realizadas tanto pelo Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) quanto pelos Técnicos de Saúde Bucal (TSB).

Regulamentação decretou obrigatoriedade do certificado ASB

A regulamentação da atividade, por meio da lei 11.889/08, decretou a obrigatoriedade do certificado ASB. Para obter essa certificação, o profissional deve ter passado por um curso de Auxiliar de Saúde Bucal com um mínimo de 300 horas de carga horária.

Com o certificado ASB em mãos, o profissional pode seguir para o Conselho Regional de Odontologia de seu Estado e solicitar o registro profissional, também imprescindível para a atuação profissional como auxiliar de dentista.

Experiência aliada à teoria

Mas porque aquelas pessoas que já estavam há anos no mercado de trabalho e conheciam todas as atividades do auxiliar de saúde bucal também precisam contar com o certificado ASB? Como citamos, os profissionais que auxiliam os cirurgiões dentistas realizam atividades de suma importância na saúde bucal dos pacientes.

Mais do que a função mecânica de suas atividades, um certificado ASB trará com ele todos os ensinamentos sobre a importância deste trabalho dentro do amplo conceito da Odontologia. Além de novos conhecimentos, o certificado ASB valorizará este profissional, dando-lhe novas perspectivas quanto ao seu mercado de atuação.

Os profissionais que, após anos de atuação com cirurgiões dentistas, procuraram pela qualificação profissional e obtiveram o certificado ASB costumam relatar a diferença em suas atividades, antes e depois do curso. E acreditem, os relatos são os mais satisfatórios e comprovam a importância de se aliar a experiência profissional a teoria.

O certificado ASB pode transformar uma carreira, seja para aqueles que estão iniciando as atividades e buscam uma inserção no mercado, ou para aqueles que já atuam na área. A sua obrigatoriedade só veio a comprovar a importância dessa qualificação profissional. Saiba mais em nosso blog.

 

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​