Seja bem vindo ao nosso Blog!

Qual é a rotina do ASB no consultório odontológico?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

ASB

O Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) atua ao lado de dentistas e cirurgiões dentistas facilitando o seu trabalho junto aos pacientes. Muitas pessoas costumam afirmar que o ASB é o braço direito dos dentistas, pois estes contam com importantes funções para o bom funcionamento de consultórios e clínicas odontológicas.

Os profissionais graduados na Odontologia que já contam com um ou mais Auxiliares atuando em sua equipe não deixam de contar com ASB. Mas essa realidade não foi sempre dessa maneira.

Antes da regulamentação das atividades desse profissional, havia um preconceito. Alguns dentistas avaliavam que os auxiliares, e também os Técnicos de Saúde Bucal (TSB), poderiam realizar as mesmas atividades que eles, mas com uma menor qualificação.

A lei 11.889/2008 surgiu então para regulamentar as atividades do ASB e do TSB e definir as atividades de cada um desses profissionais. A legislação aponta o que um ASB pode ou não realizar em sua atividade profissional. Apesar de ser vedada algumas práticas junto aos pacientes, o ASB conta com uma rotina extensa de trabalho.

Sua atuação contempla ações que devem ser realizadas em todas as etapas do atendimento odontológico, antes, durante e depois das consultas. Confira:

Antes do atendimento odontológico

Antes do atendimento odontológico, a rotina do Auxiliar de Saúde Bucal se resume ao atendimento inicial dos pacientes. Ele pode agendar consultas, confimá-las, tirar as dúvidas dos pacientes e recebê-los no consultório odontológico.

Além disso, o auxiliar é responsável pelo preenchimento das fichas com todas as informações necessárias dos pacientes. A organização desse material também faz parte de suas atribuições. Por essa função direta com o paciente, costumamos ressaltar que o ASB pode ser o grande responsável pela fidelização dos clientes de uma clínica.

Ainda antes do atendimento odontológico, o auxiliar de saúde bucal deve deixar tudo pronto para o dentista atender ao paciente. Os equipamentos e materiais que serão utilizados durante a consulta devem ser previamente organizados e disponibilizados pelo auxiliar.

Rotina do ASB durante as consultas

Durante as consultas odontológicas, o ASB deve ficar disponível para o dentista. Anotações necessárias quanto aos tratamentos dos pacientes, processamento de filmes radiográficos, alcançar ao dentista o que ele solicitar. Enfim, serão diversas as solicitações, e o ASB deve estar preparado para todas elas.

Para atender o dentista da melhor maneira possível, é muito importante o ASB conhecer todos os procedimentos realizados pelos dentistas. Isso é aprendido durante os cursos de formação do auxiliar de saúde bucal.

Depois do atendimento odontológico

Após o término do atendimento odontológico, o auxiliar deve realizar as normas de biossegurança do consultório como um todo. Os equipamentos e instrumentos utilizados pelos dentistas durante as consultas devem ser higienizados e esterilizados, quando necessário. E aqueles que não podem ser utilizados novamente devem contar com o descarte adequado.

Mas não é somente com os materiais utilizados que o ASB deve se preocupar. O consultório e a equipe odontológica também devem atender as normas de biossegurança. Cabe ao auxiliar essa verificação.

Neste post resumimos a rotina do ASB dentro dos consultórios odontológicos. Mas devemos lembrar que esse não é o único local de trabalho possível para esse profissional. Ele pode atuar em hospitais no caso de trabalhar com cirurgiões dentistas e também no Sistema Único de Saúde (SUS) após prestar concursos públicos.

Para saber sobre a rotina do Auxiliar de Saúde Bucal nesses demais setores, acesse o nosso blog. Lá você encontra tudo sobre este profissional da Odontologia.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​