Seja bem vindo ao nosso Blog!

Área de saúde: Auxiliar de dentista faz parte da medicina?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

área de saúde

Vamos iniciar esse post esclarecendo o verdadeiro nome do auxiliar de dentista. Desde a lei 11.889/2008 que regulamentou a profissão, este profissional passou a ser conhecido como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). Pelo próprio nome podemos concluir que o ASB é um dos profissionais que atuam na área de saúde.

Mas ser da área de saúde significa que faz parte da medicina? O auxiliar de dentista é um profissional voltado à promoção da saúde bucal de pacientes. Eles atuam para que as pessoas realizem da melhor maneira possível à higienização da boca como um todo.

Aí entram os cuidados como a escovação dental – no mínimo três vezes ao dia – o uso de fio dental e enxaguantes bucais, além das visitas periódicas ao dentista. Tudo isso é um processo de prevenção de uma série de doenças. Entre elas, as cáries dentárias e as doenças periodontais. Continue acompanhando e entenda sobre o assunto:

Saúde bucal e as doenças relacionadas à área de saúde da medicina

As cáries dentárias e as doenças periodontais são as mais comuns quando falamos da saúde bucal, mas outras inúmeras podem ser relacionadas a ela. Até mesmo doenças cardiovasculares podem estar relacionadas à higiene bucal.

Nesses casos, a área da saúde bucal é ligada a medicina. Mas só se os problemas estiverem além da cavidade bucal e necessitarem de médicos ou especialistas. Caso as doenças sejam na boca, dentes, gengiva ou tecidos, o profissional responsável será o dentista ou o cirurgião dentista.

Auxiliar de Dentista faz parte da Odontologia

Apesar de em alguns casos a saúde bucal estar ligada à Medicina, o auxiliar de dentista não faz parte desta área. Ele faz parte da área da Odontologia, que cuida dos problemas relacionados à cavidade bucal dos pacientes. Problemas, sua prevenção e os cuidados bucais.

Assim como os dentistas, de todas as especialidades, e os técnicos de saúde bucal, o auxiliar de dentista – mesmo sendo da área da saúde – obedece ao Código de Ética da Odontologia. É esse documento que é consultado por Auxiliares de Saúde Bucal para verificar como se deve atuar.

Esses profissionais também devem estar registrados junto ao Conselho Federal de Odontologia (CFO) e suas regionais, os Conselhos Regionais de Odontologia (CRO), que contam com sede em cada estado brasileiro. São estes órgãos da área da saúde odontológica que fiscalizam a correta atuação tanto dos auxiliares de dentista quando os demais profissionais da área.

Área da saúde requer profissionais capacitados

Mesmo não sendo da área da Medicina, o auxiliar de dentista é um profissional da área de saúde. E por esse motivo deve ser bem capacitado. Todos os processos saúde doença, bem como as atividades específicas destes profissionais devem ser apreendidos. Por isso a necessidade do Curso ASB, sua certificação e o registro junto ao CRO.

Áreas com processos comuns

A área da saúde requer cuidados, não somente dos profissionais, mas também dos pacientes. Aí novamente as áreas da Medicina e da Odontologia contam com processos parecidos. A prevenção, as visitas periódicas aos profissionais, exames, medicamentos, procedimentos cirúrgicos, biossegurança. Todos esses termos e situações são comuns nas duas áreas.

Além de tudo isso, todos os profissionais ligados às duas áreas devem ter em mente que cuidam de vidas. Isso também cabe ao auxiliar de dentista. Não é porque ele não realiza procedimentos diretamente junto aos pacientes que os cuidados devem ser menores. Como os demais profissionais eles devem ter noção da área da saúde como um todo.

Para saber mais sobre o auxiliar de dentista e suas funções acesse o nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​