Seja bem vindo ao nosso Blog!

Qual é o significado de ASB?

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

significado de ASB

Na Odontologia é frequente os profissionais usarem esta sigla. Mas você sabe qual o significado de ASB? Esta sigla é usada para designar uma profissão. Mas esta profissão já foi, e ainda é, conhecida por outros diversos nomes. Auxiliar de Dentista é o mais frequente deles.

Mas além de Auxiliar de Dentista, o ASB é conhecido ainda como Auxiliar de Odontologia, Auxiliar de Consultório Dentário (ACD) e mais antigamente por Auxiliar de Higiene Dental (AHD). ACD era como o profissional ASB era chamado antes da regulamentação de sua atividade em 2008. Por isso ainda usual para expressar o significado de ASB.

Ao ser regulamentada, a profissão teve seu nome alterado. Isto porque o nome Auxiliar de Consultório Dentário expressa uma visão errônea da atividade do ASB. Este pode atuar em Consultórios Dentários, mas não unicamente neles.

Além de clínicas e consultórios, o ASB pode atuar ainda em ambientes ambulatoriais auxiliando o cirurgião dentista em procedimentos cirúrgicos e no Sistema Único de Saúde (SUS). Isto tanto em Postos de Saúde como ao realizar campanhas em comunidades e escolas.

Auxiliar de Saúde Bucal como significado de ASB

Falamos sobre as diversas maneiras de se chamar um ASB. Mas até agora não falamos da definição desta sigla. Auxiliar de Saúde Bucal é o real significado de ASB. Como dissemos, o nome foi alterado, pois as funções deste profissional vão além do consultório dentário.

O nome Auxiliar de Higiene Dental também já foi usado para designar o ASB. Isto porque este profissional exerce importante função para o auxílio da higiene bucal dos pacientes como forma de prevenção das diversas doenças bucais.

Entre as atividades deste profissional e que fazem jus ao significado de ASB, está a realização de campanhas de saúde bucal. Função muito importante quando o Auxiliar de Saúde Bucal exerce atividades no SUS.

No Sistema Único de Saúde, o ASB integra as equipes do Programa Saúde da Família. O ‘Brasil Sorridente’ – uma das políticas públicas de saúde bucal -, integra este programa, e com a prevenção já conseguiu reduzir e muito o índice de cáries dentárias no país.

Significado de ASB ampliou leque de atividades

Hoje, o significado de ASB integra a totalidade de suas atividades. Auxiliar de Saúde Bucal, pois a saúde bucal é o termo mais amplo, e indicado, para designar esta importante função na Odontologia. Como já citamos esta alteração ocorreu após a regulamentação da atividade, por meio da promulgação da lei 11.889/2008.

E não foi somente no nome que ocorreu a alteração. O significado de ASB foi alterado ainda, pois o profissional passou a ser mais valorizado. Para fazer jus à área da saúde e saber sobre todos os procedimentos, a categoria deve passar por uma qualificação.

Com o certificado da qualificação em mãos, o profissional pode solicitar o registro junto ao órgão fiscalizador de cada estado, os Conselhos Regionais de Odontologia (CRO), e exercer legalmente a profissão. Além de estar na legalidade, o ASB pode exercer corretamente todo este leque de atividades que lhe é garantido.

Como verificamos, o significado de ASB vai além de uma denominação de profissão da odontologia. Este nome: Auxiliar de Saúde Bucal expressa a evolução da atividade e a sua importância na área odontológica. Para saber mais sobre todas as atividades deste profissional acesse nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​