Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como funciona a grade curricular do Curso ASB online?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

curso ASB online

O Curso de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) surgiu há algum tempo para suprir uma demanda do mercado profissional. Mais recentemente, desde 2009, houve a necessidade dos profissionais, que atuam como ajudante de dentista, realizarem este curso de formação. Isto devido a regulamentação da atividade com a aprovação e regulamentação da lei 11.889/2008.

Como em qualquer qualificação, seja educacional ou profissional, o curso de auxiliar de saúde bucal (ASB) é dividido por temas, as chamadas matérias. Na modalidade online, a divisão da grade curricular é por meio dos módulos, que são grandes blocos que contem um assunto macro em comum.

Nas escolas ‘convencionais’, geralmente as matérias são estudadas concomitantemente. No curso ASB online, a diferença é que os módulos são estudados separadamente. Com a conclusão de um se dá o início do outro.

Fácil organização

Com a grade curricular do curso ASB online dividida em módulos, a organização dos estudos pelo aluno pode ser facilitada. Um assunto pode ser estudado por vez, assim a dedicação a cada tema pode ser igualitária.

Ao final dos estudos de cada módulo uma ‘prova’ é realizada. Após a conclusão da prova e a obtenção da nota mínima exigida, o aluno pode passar para o módulo seguinte. Desta maneira, evita-se o acúmulo de matérias. Além disso, os estudos podem ser adaptados à rotina do aluno. De acordo com o tempo que foi definido para dedicação de cada tema.

Módulos do Curso ASB Online

O curso ASB online é dividido em cinco módulos. Como citamos, cada módulo conta com um tema amplo que envolve outros tópicos relacionados que o aluno deve aprender. São eles, gestão em saúde; processo saúde-doença; promoção e prevenção em saúde bucal; e as especialidades odontológicos – estas com dois módulos de abrangência.

Mas não basta ter passado por todos estes módulos para concluir a grade curricular do curso ASB online. Ao final dos estudos, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o aluno deve realizar o estágio supervisionado em um consultório odontológico. É do relatório desta atividade que irá depender a formação do aluno, e o seu futuro como Auxiliar de Saúde Bucal.

O estágio supervisionado só é permitido após o aluno ter concluído mais de 60% dos módulos que compõe o curso de formação. Isto porque o aluno deve contar com uma base teórica adequada para realizar o estágio e auxiliar adequadamente o dentista em seu trabalho, sabendo da maioria dos procedimentos de um consultório e de sua atuação.

Prazos do curso de formação

O curso ASB online pode ser concluído em um período de seis meses. Um mês para cada um dos módulos, sendo que o último pode ser dedicado ao estágio supervisionado. Estes período de seis meses pode ser alterado no caso do aluno não conseguir realizar o estágio.

Após o termino dos módulos, o curso ASB online permite um prazo de até seis meses para que o aluno realize o estágio supervisionado e conclua a sua formação. Para se tornar um Auxiliar de Saúde Bucal, o aluno deve ter cursado um mínimo de 300 horas aulas além do estágio. Há cursos que somam carga horária de 400 horas mais 85 horas de estágio supervisionado.

Como verificamos, o curso ASB online surgiu para facilitar a formação profissional de quem já é ou pretende ser um Auxiliar de Saúde Bucal. Com ele todos podem ter acesso ao curso e atuar conforme a legislação em consultórios e clínicas odontológicas.

Para saber mais sobre esta profissão acesse o nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​