Seja bem vindo ao nosso Blog!

Quais os cursos para auxiliar de dentista que existem?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

A profissão de auxiliar em saúde bucal (ASB), regulamentada no ano de 2008, vem crescendo de forma considerável. Essa profissionalização trouxe mais visibilidade, valorização e regularização aos auxiliares de dentistas, tornando a profissão mais respeitada e atraente aos olhos do mercado de trabalho. Tendo isso em vista, é normal de se esperar que a concorrência no ramo também seja maior, logo é importante ser um profissional diferenciado. Para ajudar você a entender como se destacar no ramo do auxiliar de dentista, trouxemos sete cursos que não podem faltar na sua formação:

O Curso de Auxiliar de Dentista (ou Auxiliar de Saúde Bucal)

Não pode deixar de estar na lista, é claro, o próprio curso de ASB. Esse visa, principalmente, a regulamentação de pessoas que já trabalham em clínicas ou consultórios odontológicos, na função de auxiliar de dentista e ainda não possuem a certificação de ASB, com registro no CRO.

O curso visa capacitar o auxiliar com fundamentos teóricos e práticos, inerentes à atividade da profissão, buscando valorizar, também os princípios legais e éticos.

Curso de patologia bucal

Como mencionado anteriormente, o profissional, após terminar o curso de ASB, deve buscar especializar-se para assim aumentar seu valor perante o disputado mercado de trabalho. O curso de patologia é uma boa opção para o auxiliar de dentista, pois oferece conhecimento acerca dos principais tipos de lesões, condições, tumores e anomalias dentárias.

Curso Instrumental

O auxiliar de dentista deve conhecer todo o aparato instrumental, seus nomes, momentos e formas de utilização, bem como sua limpeza e esterilização. Esse curso é fundamental para a formação do ASB.

Curso de Instrumentação cirúrgica

Indo mais além na parte instrumental, é interessante a formação do auxiliar de dentista em instrumentação cirúrgica, pois aumenta a gama de atuação do profissional ASB.

Isso torna o auxiliar dentista mais preparado a lidar com possíveis situações do dia a dia e também, ao obter mais conhecimento acerca de sua profissão, ele é mais bem visto pelo mercado de trabalho.

Curso de Recepcionista

Um auxiliar de dentista deve saber como se portar no atendimento e recepção dos pacientes. Por isso um cursinho de recepcionista cai muito bem. Afinal, o primeiro atendimento é feito pelo ASB, sendo a primeira impressão muito importante no que se refere à cativar o paciente.

Saber falar, se portar, atender telefonemas é algo bem desejável.

Curso de gerenciamento de pequenas empresas

Muitas vezes os responsáveis e donos dos consultórios e clínicas não tem noção de gerenciamento nos seus negócios. Ter noções de controle financeiro, de livro e fluxo de caixa, orçamentos, receita e despesa tornam o ASB ainda mais valorizado, sendo peça importante não só na parte técnica, mas também na parte administrativa e financeira do local no qual trabalha.

Curso de Informática

O conhecimento da informática é indispensável pelo auxiliar de dentista, visto que o mesmo terá que lidar com softwares específicos e também cuidará de planilhas e outras rotinas administrativas.

Esse conhecimento facilitará em muito a vivência nas rotinas cotidianas do consultório ou clínica odontológica.

Como vimos, na profissão de auxiliar de dentista é imprescindível a realização de cursos. Não só de especialização, na própria área, mas também em rotinas administrativas, a fim de torná-lo mais confiável, bem visto e valorizado no mercado de trabalho.

Você gostou de nossas dicas? Não deixe de conferir mais no nosso blog. E se souber de algum outro curso importante na vida de um profissional ASB, deixe sua opinião nos comentários!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​