Seja bem vindo ao nosso Blog!

Conheça a importância do certificado ASB para sua carreira

Carreiras de sucesso iniciam com a vontade pessoal e uma boa dose de persistência. Isso em todas áreas. Um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e difícil de ser alcançado requer alguns esforços pessoais.

A área de saúde bucal também conta com um mercado super concorrido, no Brasil a cada ano mais de 10 mil novos dentistas que saem das faculdades. Sendo o país que mais conta com este profissional da Odontologia. Dos mais de um milhão existentes em todo o mundo, mais de 200 mil se concentram no Brasil.

Este dado pode até desanimar os potenciais e futuros dentistas, mas outras carreiras na área podem se beneficiar e muito com essa concentração de graduados em Odontologia. Entre os profissionais que podem tirar proveito do número elevado de cirurgiões dentistas, estão o Auxiliar em Saúde Bucal e o instrumentador cirúrgico em odontologia.

Atuando no auxílio aos dentistas, ambas as carreiras são promissoras em um mercado como o Brasil. Hoje vamos falar sobre a importância do certificado ASB. Confira:

Certificado ASB é imprescindível para a sua carreira

Mais que importante, o certificado ASB é imprescindível para o profissional se manter no mercado de trabalho e ter uma carreira de sucesso. Até 2008 quem atuava como Auxiliar em Saúde Bucal não necessitava contar com uma qualificação específica. Os dentistas podiam contratar e ensinar a função para o seu colaborador. E era assim que acontecia na maioria dois casos.

Mas as atividades profissionais ASB fazem parte da área da saúde bucal, e são muito importantes para a integridade dos pacientes. Para comprovar essa importância e fiscalizar sobre a atuação correta deste profissional, foi regulamentada uma lei quanto às atividades realizadas tanto pela Auxiliar em Saúde Bucal.

Regulamentação decretou obrigatoriedade do certificado ASB

A regulamentação da atividade, por meio da lei 11.889/08, decretou a obrigatoriedade do certificado ASB. Para obter essa certificação, o profissional deve ter passado por um curso de Auxiliar em Saúde Bucal com um mínimo de 300 horas de carga horária.

Com o certificado ASB em mãos, o profissional pode seguir para o Conselho Regional de Odontologia de seu Estado e solicitar o registro profissional, também imprescindível para a atuação profissional como auxiliar de dentista.

Experiência aliada à teoria

Mas porque aquelas pessoas que já estavam há anos no mercado de trabalho e conheciam todas as atividades do auxiliar de saúde bucal também precisam contar com o certificado ASB? Como citamos, os profissionais que auxiliam os cirurgiões dentistas realizam atividades de suma importância na saúde bucal dos pacientes.

Mais do que a função mecânica de suas atividades, um certificado ASB trará com ele todos os ensinamentos sobre a importância deste trabalho dentro do amplo conceito da Odontologia. Além de novos conhecimentos, o certificado ASB valorizará este profissional, dando-lhe novas perspectivas quanto ao seu mercado de atuação.

Os profissionais que, após anos de atuação com cirurgiões dentistas, procuraram pela qualificação profissional e obtiveram o certificado ASB costumam relatar a diferença em suas atividades, antes e depois do curso. E acreditem, os relatos são os mais satisfatórios e comprovam a importância de se aliar a experiência profissional a teoria.

certificado ASB pode transformar uma carreira, seja para aqueles que estão iniciando as atividades e buscam uma inserção no mercado, ou para aqueles que já atuam na área. A sua obrigatoriedade só veio a comprovar a importância dessa qualificação profissional. Saiba mais em nosso blog.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​