Seja bem vindo ao nosso Blog!

Curso de auxiliar de saúde bucal: preciso ter 18 anos para fazer

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

curso de auxiliar

Para realizar qualquer tipo de curso ou qualificação, devemos consultar anteriormente seus pré-requisitos. São especificações que o candidato deve atender para poder se matricular e concluir determinada capacitação.

A idade é um desses pré-requisitos que devemos ficar atentos. Desde os estudos básicos, esse pré-requisito deve ser atendido. Podem ser feitos em qualquer idade, desde que a idade mínima seja atendida.

Da mesma maneira funcionam os cursos de formação. Categoria que é incluído o curso de auxiliar de saúde bucal, que forma o pretendente para uma profissão, deixando-o apto para entrar no mercado de trabalho.

Jovens em funções de aprendiz

Alguns cursos de formação profissional exigem uma idade mínima de 16 anos de seus candidatos. Isso porque para começar a trabalhar qualquer pessoa deve ter essa idade ou mais. A legislação até permite jovens de 14 anos inseridas no mercado de trabalho, mas estas na figura de aprendiz.

O Jovem Aprendiz é uma política pública do Governo Federal para inserir os jovens no mercado de trabalho. De acordo com a lei da aprendizagem, empresas de médio a grande porte devem possuir de 5 a 15% de jovens nessa categoria, sendo estudantes de instituições públicas ou privadas.

Para trabalhar com carteira assinada, o profissional deve ter no mínimo 16 anos, por isso que alguns cursos de qualificação solicitam essa idade mínima para serem realizados.

O curso de Técnico de Saúde Bucal é um dos que exigem o mínimo de 16 anos para sua realização em algumas instituições ofertantes. Outras exigem idade mínima de 18 anos.

Além da idade mínima, para se realizar o curso técnico de saúde bucal, o candidato deve ter concluído o ensino médio.

Idade mínima para o curso de auxiliar de saúde bucal

Para fazer o curso de auxiliar de saúde bucal é necessário o candidato ter uma idade mínima de 18 anos. Esse é um dos pré-requisitos para sua realização, bem como a conclusão do ensino fundamental.

Além desses dois pré-requisitos, há a escolha profissional. O curso de auxiliar de saúde bucal formará profissionais para a área da saúde. O Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) é um profissional da Odontologia, portanto da saúde bucal.  Ao escolher esse curso, o candidato deve ter em mente que atuará em prol da saúde humana e diretamente com pacientes.

Promoção à saúde e o Curso ASB

O contato com os pacientes é uma das funções mais importantes do ASB, já que ele é o profissional responsável pela promoção da saúde e prevenção de doenças na cavidade bucal. Por isso, entre os módulos ensinados no curso de auxiliar de saúde bucal está o processo saúde doença, além da gestão em saúde e as especialidades odontológicas.

Após os módulos obrigatórios do curso de auxiliar de saúde bucal, é necessária a realização do estágio supervisionado. Com todas essas etapas concluídas, o aluno recebe o certificado de conclusão do curso ASB e pode solicitar o registro profissional junto ao Conselho Regional de Odontologia (CRO) de seu estado de atuação.

Como vimos neste artigo, entre os pré-requisitos para se realizar o curso de auxiliar de saúde bucal está a idade mínima de 18 anos. Se você conta com 18 anos ou mais e já concluiu o ensino fundamental, já pode realizar o curso de formação e se tornar um Auxiliar de Saúde Bucal. Para saber mais sobre esta profissão acesse o nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​