Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como consultar o CRO de um dentista?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

CRO

Todo profissional da Odontologia deve ter seu registro profissional junto ao Conselho Regional de Odontologia (CRO) do estado onde atua. Os CRO’s são os órgãos regionais do Conselho Federal de Odontologia (CFO) que atuam como entidades fiscalizadoras dos profissionais dessa área.

O Brasil conta com 27 Conselhos Regionais, um para cada estado. Além dos dentistas, outros profissionais como os Técnicos de Saúde Bucal (TSB), Auxiliares de Saúde Bucal (ASB), Técnicos de Próteses Dentárias, entre outros, devem contar com o registro profissional do CRO.

O registro é necessário, pois todos esses profissionais devem contar com capacitação específica para atuar na área. Assim o CRO tem controle dos profissionais que estão atuando e coíbe a atividade ilegal.

Essa fiscalização, além de proteger os pacientes de um atendimento de má-qualidade e ilegal, protege os profissionais responsáveis que estudaram e se qualificaram para atuar na área da Odontologia.

Devemos ressaltar que esses profissionais atuam em prol da saúde dos pacientes e, muitas vezes, se deparam com situações de urgência e emergência. Por isso devem estar extremamente qualificados para tratar de vidas humanas.

Registro profissional na Odontologia

Como citamos, os profissionais devem estar capacitados para exercer sua profissão na área da Odontologia. Essa capacitação é conseguida por meio dos cursos da área da saúde bucal. Os dentistas conseguem por meio dos cursos de graduação ou pós-graduação. Os cursos técnicos ou de formação também valem para outras profissões na Odontologia.

Para contar com o registro profissional junto ao CRO do estado de atuação, é necessário primeiramente a conclusão e o certificado desses cursos. Com o certificado de término em mãos, os profissionais podem buscar o registro profissional.

Para contar com o registro, o profissional deve ainda pagar as taxas do CRO, além de uma anuidade à entidade. Após essas etapas, o profissional contará com um número de seu registro junto ao órgão. Seu número no CRO.

Consulta do CRO dos dentistas

Todas as pessoas, pacientes ou profissionais, podem consultar o número de registro no CRO dos dentistas. Técnicos e Auxiliares que contam com o registro também podem ser consultados. Isso porque todos os profissionais com o devido registro ficam armazenados em um banco de dados disponível tanto nos Conselhos Regionais quanto no Conselho Federal de Odontologia.

Essa consulta pode ser realizada junto às sedes dos Conselhos ou até mesmo via web. Caso o CRO de determinado estado não conte com um endereço eletrônico, o registro dos profissionais pode ser consultado no site do CFO. Para isso, há uma aba específica de profissionais.

Profissionais capacitados

Para os pacientes, a dica é procurar sempre por profissionais que contem com o registro do CRO. Essa é uma garantia que o paciente está colocando a sua saúde nas mãos de um profissional que se capacitou para atuar e pode ajudar a restabelecer a saúde bucal.

Para os demais profissionais, a garantia é de uma concorrência leal, já que profissionais sem registro podem atuar colocando em risco a vida dos pacientes e praticando preços incompatíveis com o do mercado. Qualquer pessoa, seja pacientes ou profissionais, podem ainda realizar denúncias junto ao CRO caso se depare com a prática ilegal na Odontologia.

Como vimos, o registro do CRO, bem como a consulta facilitada dos profissionais, pode significar a prática da Odontologia de forma segura. Lembre-se que qualquer pessoa pode fazer esta consulta. Ficou em dúvida sobre a atuação de um dentista? Corre no site do CFO para fazer a sua consulta.

Em nosso blog você encontre mais sobre os profissionais da Odontologia e os órgãos de fiscalização. Acessa lá!

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​