Seja bem vindo ao nosso Blog!

Qual a relação do ASB com o SUS?

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

SUS

Muitos profissionais que atuam como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) estão trabalhando no Sistema Único de Saúde (SUS). Além de médicos e demais profissionais da saúde, há dentistas, Técnicos de Saúde Bucal (TSB) e ASB que atuam em Programas Saúde da Família que cuidam da comunidade como um todo através do SUS.

Nos Programas Saúde da Família, os Auxiliares de Saúde Bucal realizam um trabalho importantíssimo de promoção da saúde bucal e prevenção de doenças, das mais comuns, como a cárie dentária, até as doenças periodontais. Eles atuam junto aos Postos de Saúde Municipais e ficam a disposição da população que necessita de atendimento.

Programa Federal de Saúde Bucal disponível no SUS

O programa Saúde da Família do SUS conta com outro voltado especificamente para a Saúde Bucal dos pacientes. É o Brasil Sorridente que, desde 2006, atende a população com foco, sobretudo, na prevenção das doenças bucais.

O Brasil Sorridente foi criado após a realização de uma pesquisa do Ministério da Saúde que apontou altos índices de cáries dentárias no país. As cáries dentárias não se apresentavam somente em um grupo específico da população, elas acometiam desde crianças até idosos.

Hoje, após mais de dez anos de funcionamento pelo SUS, o Brasil Sorridente já apresenta grandes resultados, com uma diminuição significativa das cáries dentárias na população brasileira.

Estados realizam ações diferenciadas

Além do programa proposto pelo Governo Federal, os estados brasileiros realizam ações diferenciadas. Isso de acordo com o seu perfil populacional. Pesquisas apontam diferentes situações em cada região ou estado brasileiro. Com base nessas pesquisas, as Secretarias de Saúde estaduais propõem ações de promoção e prevenção que ficam disponíveis no SUS.

No Brasil Sorridente ou em programas específicos estaduais, o ASB, junto com o Técnico de Saúde Bucal, está apto a dar todas as informações e realizar campanhas em prol da higienização da cavidade bucal, e assim evitar problemas futuros. Dessa maneira, evita que uma situação simples se torne uma doença difícil de tratar, e que cause transtorno aos pacientes.

ASB em prol da Saúde Bucal

Os cuidados com a Saúde Bucal disponíveis para toda a população através do SUS é de suma importância, já que os serviços não ficam disponíveis somente para uma pequena parte da população que conta com condições de pagar um dentista particular.

Além disso, com um acompanhamento frequente dos profissionais da saúde, o Governo Federal ou os estaduais cortam gastos desnecessários com o tratamento de doenças, evitadas por meio da prevenção. Situação importantíssima para a saúde financeira dos governos e para a saúde da população.

Devemos lembrar que a prevenção não ocorre somente com a correta higienização feita pelos pacientes. Apesar de ser importantíssima, ela deve ser aliada a visitas periódicas ao dentista, que realiza limpezas mais profundas além de investigar possíveis acometimentos. As visitas ao profissional da Odontologia são recomendadas a cada seis meses.

Como destacamos, o ASB atua diretamente no SUS e com atendimento a população como um todo em programas voltados a promoção da saúde bucal. É ele que realiza campanhas que ensinam a higienização correta dos dentes, com a escovação, o uso do fio dental e de enxaguantes bucais. Isso aliado às visitas periódicas ao dentista.

Quer saber mais sobre a atuação do ASB? Continue navegando em nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​