Seja bem vindo ao nosso Blog!

Durante o atendimento odontológico: Quais as 4 principais tarefas do ASB

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

durante o atendimento odontológico

O Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) é o profissional que atua ao lado de dentistas e cirurgiões dentistas facilitando o seu trabalho junto aos pacientes. Funções que antes eram acumuladas pelos dentistas deixando seu trabalho mais moroso, passaram a ser de responsabilidade do ASB.

Por isso, muitos profissionais graduados na Odontologia contam hoje até mesmo com mais de um auxiliar de saúde bucal em suas equipes. Agilizando o trabalho nas clínicas e consultórios e aumentando a renda, devido ao atendimento de mais pacientes ser possível.

Aliás, esse é um ótimo motivo para mostrar a importância do ASB nas equipes odontológicas. Auxiliar o dentista em todas as funções de seu consultório odontológico, antes, depois ou durante o atendimento odontológico. Ele exerce importantes atividades em todas as etapas do atendimento.

Neste post vamos enumerar as principais tarefas do ASB durante o atendimento odontológico. Confira:

1. ASB no preparo dos pacientes

Com o paciente já alocado no gabinete é que iniciam as atividades do dentista e do auxiliar de saúde bucal durante o atendimento odontológico. A primeira tarefa do ASB é deixar o paciente pronto para os procedimentos que serão realizados pelo dentista, seja de investigação ou o próprio tratamento.

O primeiro passo é colocar o avental para não sujar a roupa do paciente. Além disso, o ASB deve deixar o paciente munido de guardanapo e de um espelho quando for necessário. Essas são as primeiras tarefas do auxiliar de dentista durante o atendimento odontológico.

2. Preenchendo dados do tratamento

Após esse preparo, inicia o trabalho do dentista junto à cavidade bucal dos pacientes. No caso de ser a primeira consulta do paciente, a tarefa do ASB será fazer as devidas anotações do que o dentista fará durante o seu tratamento.

Isso constará na ficha de cada paciente. Tratamento de cáries dentárias, limpezas dentárias, remoção de dentes. Tudo o que o dentista perceber, o ASB deverá colocar na ficha do paciente durante o atendimento odontológico.

3. O ASB processa filmes radiográficos durante o atendimento odontológico

Também é durante a investigação dos dentes dos pacientes que o dentista solicita os raios X da arcada dentária. O processamento de filmes radiográficos também é uma das funções do auxiliar de saúde bucal durante o atendimento odontológico.

Isso com toda a segurança necessária, já que o processamento de filmes radiográficos sem os devidos cuidados pode causar doenças para a equipe odontológica que fica exposta frequentemente à radiação.

4. Materiais ao alcance do dentista

As demais atividades do auxiliar de saúde bucal durante o atendimento odontológico dependerão do tratamento indicado para o paciente. Com a ficha de cada paciente em mãos, o ASB já sabe antecipadamente os materiais que o dentista irá utilizar.

A mesa com esses materiais já estará pronta antes do atendimento, mas é durante o atendimento odontológico que o ASB irá munir o dentista com cada um deles a medida que este necessitar.

Essas são algumas funções do auxiliar de saúde bucal durante o atendimento odontológico. Mas como já ressaltamos, elas não param por aí. Antes e depois do atendimento há outras tão importantes quanto essas enumeradas acima. Para conhecer todas elas, acesse o nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​