Seja bem vindo ao nosso Blog!

Odontologia preventiva: Conheça 4 maneiras de manter os dentes saudáveis

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

odontologia preventiva

Melhor prevenir do que remediar. Esta é uma expressão conhecida e que pode ser utilizada em diversas situações. Inclusive para explicar o preceito da Odontologia Preventiva. Para que as doenças bucais não apareçam há inúmeras indicações para o dia a dia de todas as pessoas.

Atividades simples, mas que se realizadas de maneira adequada podem prevenir as doenças que mais acometem a cavidade bucal, como as cáries dentárias e as doenças periodontais, e também outras mais sérias, como um câncer bucal por exemplo.

Além destas doenças mais conhecidas e mais incidentes, há aquelas que podem ter início devido às alterações na cavidade bucal. Há, inclusive, doenças cardiovasculares que podem ser evitadas se a saúde bucal do paciente estiver em dia.

É claro que ninguém quer ficar doente. Além dos incômodos físicos, há os males econômicos. Gastos com medicamentos, com tratamentos e até mesmo com procedimentos cirúrgicos. Se levarmos em conta tudo isso, vamos verificar que a prevenção é muito mais vantajosa, em todos os sentidos.

Por isso dedicamos este post às maneiras simples de manter os dentes saudáveis, e seguir o que prevê a odontologia preventiva. Vamos a elas:

Escovação correta dos dentes

A escovação dos dentes, no mínimo três vezes ao dia, pode parecer uma dica simples demais. Mas é sempre bom reforçar. Há maneiras mecânicas e químicas de se prevenir doenças bucais, e entre as mecânicas a escovação é a mais simples e a mais indicada também, devido a seu êxito.

A escovação correta e com a frequência indicada evita o acúmulo do biofilme dentário, e consequentemente a produção de microcolônias de bactérias que resultam na cárie dentária nos dentes, e na doença periodontal no elo de ligamento dos dentes e da gengiva.

A escovação é auxiliada ao uso dos dentifrícios – pastas e géis – que utilizam os agentes químicos para evitar as doenças. Neste caso o controle mecânico é aliado ao controle químico, que utiliza agentes que alteram a atuação das bactérias na cavidade bucal.

Uso do fio dental

O uso do fio dental também faz parte do controle mecânico das doenças bucais, e é uma das maneiras de se manter os dentes saudáveis pela odontologia preventiva. Muitas vezes, a escova dental não alcança todos os locais em que as bactérias estão agindo na cavidade bucal.

E somente o uso do fio dental é que vai evitar que o biofilme dentário se acumule, se fixe no esmalte dentário, e se calcifique. A escovação e o fio dental quebram este ciclo e evitam algumas doenças.

Cuidados com a alimentação também envolvem a odontologia preventiva

Até mesmo as crianças sabem que o açúcar faz mal aos dentes. E esta não é somente história contada pelos pais para que os pequenos não abusem dos doces. Há açúcares que tem potencial de fermentação, e em contato com as bactérias alteram o PH do esmalte dos dentes o que causa a sua desmineralização, e a consequente cárie dentária.

Por isso uma dieta balanceada é recomendada na odontologia preventiva. Isso não quer dizer que a odontologia proíba o consumo destes açúcares, mas sim que recomenda que estes não sejam consumidos em horários aleatórios, como no meio da tarde, quando não haverá escovação logo após o consumo.

Visitas Regulares ao dentista

Estas atividades feitas no dia a dia aliadas a visitas regulares ao dentista garantem o êxito da odontologia preventiva. Além das orientações, o profissional poderá verificar, por meio da investigação, se o paciente está procedendo corretamente à escovação e a higiene bucal.

Além disso, há necessidade de realizar a limpeza profunda dos dentes. E isto só pode ser realizado nos consultórios dentários, com profissionais graduados em odontologia.

Como vimos, a odontologia preventiva é essencial para evitar as doenças bucais. Se ainda tiver dúvida, não deixe de questionar os profissionais que fazem parte das equipes odontológicas. Além do dentista, o Auxiliar e o Técnico de Saúde Bucal estão aptos a falar sobre à promoção da saúde bucal. Mais informações em nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​