Quem, ao procurar emprego na área de odontologia, nunca viu vagas para auxiliar de dentista e outras para auxiliar de saúde bucal? Provavelmente ficou a dúvida sobre os dois tipos de oportunidades, além do medo de se inscrever para a vaga errada.
Se esse foi o seu caso, descubra hoje: é realmente a mesma profissão ou não? Confira:
O que faz o auxiliar de dentista?
O auxiliar de dentista é responsável por ajudar o dentista no bom funcionamento do consultório, de forma a deixá-lo apto para os procedimentos que serão realizados nos pacientes. Podemos listar como funções de um auxiliar de dentista:
- Organização do material no consultório;
- Limpeza do consultório;
- Esterilização e limpeza adequada do material utilizado;
- Auxílio na separação e manuseio da instrumentação cirúrgica;
- Preparação do paciente para o procedimento;
- Recepção do paciente;
- Destinação e preparo correto do lixo hospitalar;
- Profilaxia do paciente;
- Organização dos arquivos dos pacientes;
- Preparo de moldes;
- Preparo e manipulação de papel radiológico.
O que faz o auxiliar de saúde bucal?
A função do auxiliar de saúde bucal, segundo a regulamentação do Conselho Federal de Odontologia são as mesmas do auxiliar de dentista, além de:
- Garantir a biossegurança do consultório;
- Educação sobre higienização;
- Registrar dados e participar de análises das informações;
- Desenvolver ações de promoção de saúde e prevenção de riscos.
Então, é a mesma profissão?
Se o auxiliar de dentista e o auxiliar de saúde bucal exercem as mesmas funções, então por que as denominações diferentes?
A questão é que a regulamentação da profissão de auxiliar de saúde bucal só ocorreu em 2008, com a Lei 11.889, em que foram registradas e definidas as funções de técnicos de saúde bucal e auxiliares de saúde bucal.
Antes disso, existia a profissão auxiliar de dentista, que nada mais era do que o mesmo que auxiliar de saúde bucal, mas sem a regulamentação exigida por lei.
Mas isso quer dizer que um auxiliar de dentista pode exercer as funções de um auxiliar de saúde bucal sem ter a formação para isto? Na verdade não.
Segundo a legislação, apenas quem já atuava nessa área antes da regulamentação pode continuar exercendo a profissão, devido a questão de direito adquirido. Mas isso não quer dizer que a certificação como auxiliar de saúde bucal não seja importante.
Na verdade, cada vez mais os consultórios e clínicas têm cobrado que seus profissionais se especializem para que possam estar amparados pela legislação. Além disso, com o curso reconhecido pelas entidades de classe, é possível ter seu registro no CRO, de forma a ser reconhecido pelos conselhos regionais.
Então, caso você veja uma vaga para auxiliar de dentista e possua o curso de auxiliar de saúde bucal, não se preocupe: você pode tentar o processo seletivo tranquilamente. O mesmo equivale para os concursos públicos na área.
Ainda tem alguma dúvida sobre as denominações auxiliar de saúde bucal e auxiliar de dentista? Se ficou alguma questão, deixe nos comentários e responderemos a você. Aproveite para deixar sua opinião sobre o assunto e continue acompanhando nosso blog para se informar sobre a área de saúde bucal.