Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que é CRO?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

 

Todas as profissões têm seus termos e siglas características. Algumas delas só os profissionais da área entendem. Assim também acontece com a Odontologia. Termos da área da saúde bucal e também nomes e siglas de instituições ligadas a ela. O CRO é uma das siglas bem conhecidas de quem trabalha na área odontológica.

CRO significa Conselho Regional de Odontologia. No Brasil são 27 Conselhos Regionais, cada um para um estado específico do país. Eles são os órgãos regionais de outra instituição, o Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Mas o que são estas instituições? Bem, são elas, cada um em seu estado, que regulam as atividades ligadas a odontologia. Dentistas, incluindo todas as especialidades, auxiliares de saúde bucal (ASB), e também os técnicos de saúde bucal (TSB) estão entre os profissionais que devem ‘prestar contas’ aos seus conselhos.

Carteira profissional do CRO para atuar na Odontologia

Estamos nos referindo aos profissionais que atuam legalmente na área. Para se iniciar em qualquer uma das profissões que citamos da área odontológica, os profissionais necessitam de uma carteira profissional expedida pelo CRO de seu estado.

Isso acontece após o profissional provar que conta com a capacitação necessária para iniciar sua carreira. Desta forma, o mercado aprova somente aqueles profissionais, dentistas, ASB ou TSB, além de técnicos e auxiliares de próteses dentárias, bem como suas clínicas, realmente qualificados para atender os pacientes.

Dessa maneira, o CRO atua protegendo os direitos dos pacientes que procuram por serviços de qualidade para cuidar de sua saúde bucal, e também os profissionais qualificados, não permitindo uma concorrência desleal na área.

Órgão fiscalizador

Além de expedir a carteira profissional, o CRO atua como órgão fiscalizador da atuação dos profissionais da Odontologia. Frequentemente, fiscais dos Conselhos Regionais realizam visitas a consultórios e clínicas odontológicas para verificar se todos os profissionais contam com a qualificação necessária para sua atuação, bem como registro válido.

Caso encontre irregularidades, o CRO pode multar os empreendimentos e seus profissionais. Isso para zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente, conforme consta na missão do órgão.

Fortalecimento da profissão

Campanhas, atos normativos, encontro de profissionais. O CRO de cada estado realiza ações em prol do fortalecimento e da valorização dos profissionais da odontologia.

Pesquisas relacionadas à Odontologia

Em cada estado do Brasil, o CRO conta com informações dos profissionais que contam com registro. Números de cirurgiões dentistas, asb, tsb e técnicos e auxiliares de próteses dentárias constam no rol de informações dos Conselhos.

Essas informações se encontram no site do CRO bem como do CFO, com números de todo o Brasil. Manuais, recomendações, pesquisas, bem como o perfil dos profissionais podem ser pesquisados nos endereços eletrônicos do órgão fiscalizador.

No caso do CRO de seu estado não contar com um endereço eletrônico, as informações podem ser solicitadas via email ou telefone. No site do CFO há informações dos 27 Conselhos Regionais.

Além do que citamos acima, o CRO de seu estado pode contar com outros benefícios para os profissionais com o registro atualizado. Verifique em sua regional para ver como o Conselho pode lhe ajudar. Veja mais sobre a odontologia, seus órgãos e funções em nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​