Seja bem vindo ao nosso Blog!

4 maneiras de prevenir as doenças bucais

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Cuidados básicos da higiene bucal são essenciais para se prevenir doenças. Pessoas saudáveis, que não têm uma predisposição a desenvolver algumas enfermidades, podem ficar livres das doenças bucais mais comuns.

E em todos os casos, a prevenção é o melhor remédio. Com a saúde bucal não é diferente. Cáries dentárias, doenças periodontais e a halitose, por exemplo, são doenças inflamatórias facilmente combatidas. Bastam alguns cuidados diários.

Neste post vamos dar algumas dicas de como as pessoas podem agir para prevenir as doenças bucais. E as que contam com alguma predisposição devem redobrar esses cuidados para ficar longe delas.

1. Escovação correta e com a frequência adequada

É básico demais? Mas vale a dica, não é? Escovar os dentes no mínimo duas vezes ao dia. O mais recomendado é sempre após as refeições, mas há quem se refira ao mínimo de vezes que devemos escovar nossos dentes diariamente.

Como já citamos em nosso blog, doenças bucais como a cárie dentária e as doenças periodontais se desenvolvem devido ao acúmulo do biofilme dentário. E esse acúmulo se deve à falta de higienização da boca.

Vale lembrar que o biofilme dentário é formado com a junção das bactérias e da saliva da cavidade bucal. Essas bactérias são comuns na cavidade, mas tendem a aumentar ao ingerirmos alguns tipos de alimentos, como doces, por exemplo. Por isso é que a escovação após as refeições é recomendada.

Além da escovação, a dica é evitar ingerir os alimentos que mais provocam cáries entre as refeições, já que tendemos a não escovar os dentes nesse período.

E quando citamos a escovação nos referimos a uma correta escovação. Inclusive com uma escova adequada.

2. Uso do fio dental

O esquecimento é o principal motivador da falta de uso do fio dental. Mas ele faz uma falta na higienização. Isso porque há locais da cavidade bucal impossíveis de serem alcançados somente com a escova de dente. A frequência indicada é uma vez ao dia. Assim como a escovação o fio dental é aliado para prevenir as doenças bucais.

Apesar de ser importante, uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, encomendada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 2014 apontou que apenas 57% dos brasileiros faziam uso do fio dental.

3. E o enxaguante bucal?

Esta é uma etapa importante da higienização, e também necessária para evitar as doenças bucais. Mas cuidado para não exagerar na dose dos enxaguantes. Quando usados em excesso eles podem causar o ressecamento da boca e até problema nos dentes.

Os dentistas destacam a importância dos enxaguantes, pois estes contêm substâncias que ajudam a proteger os dentes e gengivas. Fique de olho na composição, alguns contém somente flúor, outros tipos de álcool e também os chamados colutórios.

Para saber sobre qual produto mais indicado para finalizar a higiene bucal após o uso do fio dental, converse com seu dentista.

4. Ajuda profissional para evitar as doenças bucais

Cuidados diários e visitas periódicas aos dentistas podem evitar o aparecimento das doenças bucais, ou deixar os tratamentos mais fáceis, caso as alterações sejam percebidas no seu início.

Vale ressaltar que mesmo com a higienização diária, é recomendado a limpeza mais profunda realizada nos consultórios dentários. Esta deve ser feita pelo dentista a cada seis meses e ajuda a evitar o aparecimento das placas dentárias e tártaros.

Ao aliar todos esses cuidados, os pacientes podem evitar o aparecimento de muitas doenças bucais. Converse com seu dentista sobre seus cuidados diários e verifique se está realizando corretamente. Assim estará ajudando a manter sua saúde dental em dia. Para saber mais sobre cuidados e doenças bucais acesse nosso blog.

doenças bucais

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​