Seja bem vindo ao nosso Blog!

Bruxismo. O que fazer?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

bruxismo

O bruxismo é um distúrbio que pode acometer qualquer pessoa, de crianças a adultos. O ranger e apertamento dos dentes involuntário, geralmente à noite, pode ser desencadeado por diversos fatores.

Em adultos, o bruxismo geralmente é relacionado ao estresse do dia a dia. Nas crianças, o estresse também pode ser um dos fatores. Mas obstrução das vias aéreas, apneias, bem como a má oclusão, que nada mais é que o alinhamento anormal dos dentes, podem estar entre as causas.

Crianças muito agitadas também podem apresentar o bruxismo. Na maioria dos casos, o ranger dos dentes tende a desaparecer com a chegada da adolescência.

Apesar das causas ainda não serem unânimes na Medicina, o bruxismo pode acarretar problemas na saúde bucal. Desgaste dos dentes, fratura no esmalte, aumento da sensibilidade, doenças periodontais, e ainda dores na mandíbula e na cabeça. Portanto alguns cuidados devem ser tomados. Saiba o que fazer:

Acompanhamento profissional

Por se apresentar geralmente à noite, muitas pessoas não sabem que sofrem de bruxismo. Quando há algum acompanhante durante o sono, este pode notar e se incomodar com o barulho do ranger dos dentes, além de avisar a quem sofre com o distúrbio. No caso das crianças os pais devem ficar atentos.

Mas para quem dorme sozinho, uma visita ao dentista pode ser suficiente para o diagnóstico. Este irá perceber o desgaste ou outras alterações características nos dentes. E indicar um tratamento adequado.

Uso de moldeiras para o bruxismo

Seu uso não é indicado como tratamento para o bruxismo, mas as moldeiras podem amenizar os danos que o ranger causa nos dentes. Geralmente confeccionados de acrílico – o uso de silicone também pode ser indicado – e com a forma exata dos dentes dos pacientes, as moldeiras são amplamente utilizadas nos casos de bruxismo.

O uso das moldeiras ou placas de mordida dependerá do tamanho do ‘problema’ do paciente. Se o ranger dos dentes se apresentar somente a noite, será neste período que ele deve usá-la. Mas nos casos em que o paciente sofre do distúrbio tanto durante o dia quanto a noite a indicação da placa é outra. Durante o dia, o bruxismo é mais caracterizado pelo apertamento dos dentes.

Assim como acontece com os aparelhos móveis, as moldeiras devem ter os mesmos cuidados. Devem ser higienizadas após o seu uso e com uma escova dental. Ao invés de cremes dentais, dentistas recomendam o uso de detergentes neutros para esta limpeza. Portanto a escova deve ser somente para a limpeza da moldeira.

Tratamentos aliados

Como citamos acima, uma das causas do aparecimento do bruxismo está relacionada ao estresse e à ansiedade. Por este motivo, o uso de moldeiras deve ser aliado a um tratamento psicológico, ou até mesmo técnicas de relaxamento.

Se a causa do bruxismo for realmente o estresse, a psicologia tratará diretamente no foco, ajudando o paciente a perceber o que o está deixando ansioso. É bom destacar que tratamentos psicológicos não ocorrem da noite para o dia. Tudo dependerá do desenvolvimento do paciente quanto à técnica utilizada pelo profissional.

Como verificamos, o bruxismo deve ser diagnosticado e tratado para que novos problemas não venham a ocorrer. O primeiro profissional que deve ser procurado é o dentista. É ele que indicará ao paciente o melhor tratamento. Para saber mais acesse nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​