lentes de contato para os dentes
Capas de cerâmica colocadas sob os dentes para corrigir imperfeições. As lentes de contato dentais estão entre as novidades da dentística e em alta entre os famosos. Muitos deles, que estampam as capas de revistas mostrando lindos sorrisos, aderiram às lentes de contato para os dentes.
A técnica é antiga, mas só recentemente é que virou moda. Conforme a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética a busca pelas lentes de contato subiu 300% entre 2014 e 2015.
A “novidade” da Odontologia está sendo chamada de lente de contato devido a sua espessura, muito fina, de 0,2 a 0,4 mm. Quase transparentes, mas ao contrário das que usamos nos olhos elas não são retiradas diariamente.
Devido a essa espessura, elas não são indicadas para dentes que já estão muito escuros. Para estes casos, os dentistas costumam indicar o uso das facetas de porcelana – estas com mais de 1 mm de espessura, ou outros tratamentos de clareamento dentário.
Para que são indicadas
As lentes de contato para os dentes são mais indicadas para pequenas imperfeições nos dentes, como diastemas – que são aqueles espaços extras entre os dentes -, ou até mesmo para dentes menores, ou um pouco tortos. Manchas leves e fraturas dentais também podem ser corrigidas com o seu uso.
A sua colocação promove um resultado estético satisfatório e natural, mas a sua indicação dependerá da avaliação do dentista.
Como as lentes de contato para os dentes são feitas
Se o uso das lentes de contato para os dentes foi indicado pelo dentista, este fará uma avaliação do paciente, com fotos e moldes de sua arcada dentária para a sua produção, esta a cargo dos profissionais da protética.
Após produzidas as lentes de contato para os dentes, o profissional da dentística é que as coloca na boca do paciente. Sendo o processo considerado simples, não exigindo o desgaste dos dentes e nem o uso de anestésicos. Para colocar as lentes em um ou mais dentes, o profissional utiliza um ácido para deixa-lo mais poroso para então cimenta-lo e colocar as lentes.
Mas elas duram?
Se bem cuidadas, as lentes de contato para os dentes chegam a durar até 20 anos, segundo especialistas. Os cuidados para a sua manutenção são os normais da higiene bucal. Uma boa escovação dental, o uso do fio dental e enxaguantes bucais devem fazer parte da rotina do paciente com as lentes de contato.
As visitas periódicas ao dentista também devem ser mantidas. A indicação é a cada seis meses, assim como pacientes que não utilizam as lentes de contato dentais.
Quanto custa a colocação das lentes de contato dentais
Como as lentes de contato podem ser colocadas em um único dente ou mais, elas são cobradas por unidade. Elas variam de R$ 1,5 a R$ 3 mil por dente. As variáveis podem ser o tamanho dos dentes ou até mesmo a localização das clínicas odontológicas.
Geralmente as lentes de contato são colocadas em duplas, nos dentes incisivos, para que estes não fiquem diferentes um do outro, nem na forma, e nem na coloração.
Como todo procedimento odontológico, a colocação das lentes de contato para os dentes precisa de indicação de especialistas. Sempre consulte o cirurgião dentista para alterações na arcada dentária. Saiba mais em nosso blog.