Seja bem vindo ao nosso Blog!

Lentes de contato para os dentes? Sim, elas existem

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

lentes de contato para os dentes

Capas de cerâmica colocadas sob os dentes para corrigir imperfeições. As lentes de contato dentais estão entre as novidades da dentística e em alta entre os famosos. Muitos deles, que estampam as capas de revistas mostrando lindos sorrisos, aderiram às lentes de contato para os dentes.

A técnica é antiga, mas só recentemente é que virou moda. Conforme a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética a busca pelas lentes de contato subiu 300% entre 2014 e 2015.

A “novidade” da Odontologia está sendo chamada de lente de contato devido a sua espessura, muito fina, de 0,2 a 0,4 mm. Quase transparentes, mas ao contrário das que usamos nos olhos elas não são retiradas diariamente.

Devido a essa espessura, elas não são indicadas para dentes que já estão muito escuros. Para estes casos, os dentistas costumam indicar o uso das facetas de porcelana – estas com mais de 1 mm de espessura, ou outros tratamentos de clareamento dentário.

Para que são indicadas

As lentes de contato para os dentes são mais indicadas para pequenas imperfeições nos dentes, como diastemas – que são aqueles espaços extras entre os dentes -, ou até mesmo para dentes menores, ou um pouco tortos. Manchas leves e fraturas dentais também podem ser corrigidas com o seu uso.

A sua colocação promove um resultado estético satisfatório e natural, mas a sua indicação dependerá da avaliação do dentista.

Como as lentes de contato para os dentes são feitas

Se o uso das lentes de contato para os dentes foi indicado pelo dentista, este fará uma avaliação do paciente, com fotos e moldes de sua arcada dentária para a sua produção, esta a cargo dos profissionais da protética.

Após produzidas as lentes de contato para os dentes, o profissional da dentística é que as coloca na boca do paciente. Sendo o processo considerado simples, não exigindo o desgaste dos dentes e nem o uso de anestésicos. Para colocar as lentes em um ou mais dentes, o profissional utiliza um ácido para deixa-lo mais poroso para então cimenta-lo e colocar as lentes.

Mas elas duram?

Se bem cuidadas, as lentes de contato para os dentes chegam a durar até 20 anos, segundo especialistas. Os cuidados para a sua manutenção são os normais da higiene bucal. Uma boa escovação dental, o uso do fio dental e enxaguantes bucais devem fazer parte da rotina do paciente com as lentes de contato.

As visitas periódicas ao dentista também devem ser mantidas. A indicação é a cada seis meses, assim como pacientes que não utilizam as lentes de contato dentais.

Quanto custa a colocação das lentes de contato dentais

Como as lentes de contato podem ser colocadas em um único dente ou mais, elas são cobradas por unidade. Elas variam de R$ 1,5 a R$ 3 mil por dente. As variáveis podem ser o tamanho dos dentes ou até mesmo a localização das clínicas odontológicas.

Geralmente as lentes de contato são colocadas em duplas, nos dentes incisivos, para que estes não fiquem diferentes um do outro, nem na forma, e nem na coloração.

Como todo procedimento odontológico, a colocação das lentes de contato para os dentes precisa de indicação de especialistas. Sempre consulte  o cirurgião dentista para alterações na arcada dentária. Saiba mais em nosso blog.

Auxiliar de Saúde Bucal

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​