Seja bem vindo ao nosso Blog!

Saiba o que um curso de ASB precisa ter

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

A rotina de um Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) pode ser bastante variada, seja no trabalho nos consultórios e clínicas odontológicas, em ambientes hospitalares ou no Sistema Único de Saúde (SUS), fazendo parte das equipes de saúde bucal. Mas como isso afeta a grade curricular de um curso de ASB?

Em cada um desses locais de trabalho serão exigidos conhecimentos e habilidades específicas do profissional; e tudo isso deve ser aprendido no momento em que o Auxiliar está se preparando para exercer a atividade no mercado de trabalho, no caso do ASB, no curso profissionalizante.

Desde 2008, são exigidos deste profissional os conhecimentos repassados em cursos de educação profissional, com carga horária específica – com mínimo de 300 horas – exigida por meio de legislação que regula a atividade do Auxiliar e do Técnico de Saúde Bucal, a lei 11.889/2008.

Devido à diversidade e importância das atividades que o profissional deve desenvolver, há a necessidade do curso de Auxiliar de Saúde Bucal abranger tudo o que será útil em suas funções no mercado de trabalho. É por esse motivo que a legislação especifica um mínimo de carga horária, já que em um menor tempo, não seria possível passar tantos conhecimentos.

Neste artigo, vamos falar sobre o que um curso de ASB precisa ter  e quais os conhecimentos básicos necessários para que o profissional possa exercer com competência suas atividades e ajudar o cirurgião dentista a melhor atender seus pacientes.

1. Promoção à Saúde Bucal

Uma das funções básicas do Auxiliar de Saúde Bucal é quanto ao desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários.

Portanto, este profissional deve saber tudo o que envolve os cuidados quanto a saúde bucal dos pacientes: a melhor maneira de realizar a higiene bucal, doenças relacionadas, como cáries e doenças periodontais, cuidados com os dentes. Tudo isso deve fazer parte das modalidades ensinadas no curso de ASB.

Desta maneira, o auxiliar poderá passar informações de qualidade – e com responsabilidade – aos pacientes; ajudando na promoção da saúde bucal e ressaltando a importância da Odontologia preventiva, e não somente da curativa.

2. Curso de ASB deve ensinar sobre anatomia da cavidade bucal

Mesmo não estando dentro das funções do auxiliar de saúde bucal o contato direto com a cavidade bucal dos pacientes, o curso de ASB deve abranger a sua anatomia. Para melhor atender as necessidades do cirurgião dentista, o ASB deve ter conhecimento sobre todas as estruturas da cavidade bucal.

3. Biossegurança e primeiros socorros na odontologia

Executar limpeza, assepsia, desinfeção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho; e adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção. Estas funções estão especificadas na legislação que disciplina as atividades do ASB e devem constar nas disciplinas do curso de ASB.

O auxiliar de saúde bucal exerce função primordial quanto a biossegurança, já que é dele a responsabilidade da assepsia do local e dos materiais utilizados. Lembrando que, se não for executada da maneira correta, a biossegurança tanto dos pacientes quanto dos profissionais envolvidos pode ficar comprometida, e suscetível a doenças e processos infeciosos.

Todas essas questões, além de serem ensinadas teoricamente no curso de Auxiliar de Saúde Bucal, devem ser aprendidas pelos futuros profissionais na prática. Prática essa conseguida por meio dos estágios supervisionados e obrigatórios para que o profissional consiga o certificado de conclusão e posteriormente o registro profissional. Mais em nosso blog.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​