Descobrir a gravidez é um momento mágico, cheio de alegria e também de muitas dúvidas. O cuidado com os dentes durante as 40 semanas de gestação é fundamental para garantir a saúde bucal da mãe e também do bebê que ainda vai nascer.
Nós preparamos um material especial com as dicas que você deve levar em conta ao longo de cada período da gravidez.
Primeiro trimestre da gravidez
- A primeira medida é contar ao seu dentista que você está grávida. Com base no seu histórico odontológico, ele pode te orientar sobre quais medidas são necessárias pelos próximos meses e o que pode esperar pra depois do parto.
- Se estiver fazendo clareamento dental, interrompa assim que souber da gravidez. Ainda não há um consenso entre as pesquisas científicas sobre os efeitos desse tipo de tratamento sobre o bebê.
- Use uma pasta de dente mais suave e uma escova mais macia, para evitar os enjoos matinais. Muitas mulheres precisam testar várias marcas até encontrar uma que não incomode, especialmente pela manhã.
- Se você estiver sofrendo com enjoos, uma dica valiosa é enxaguar a boca com mais frequência.
- Desde o início da gravidez, as mulheres ficam mais propensas a desenvolver gengivites. O inchaço é causado pelas mudanças hormonais.
Segundo trimestre da gravidez
- Evite o consumo de doces, mesmo que você esteja com desejo (a gente sabe que é difícil)
- Inclua muitos alimentos com vitamina C (como suco de laranja e morangos), cálcio (leite e derivados) e vitamina B12 (como peixes e carnes)
- Fique de olho no chamado granuloma gravídico, que é um tipo de tumor que pode aparecer em 1% das mulheres grávidas. Apesar do nome assustar, não se preocupe, normalmente essa lesão desaparece depois do parto. Só precisa acompanhar com seu dentista.
- Nessa época, em caso de necessidade, a maioria dos tratamentos odontológicos é liberada, inclusive usando anestesias. É bom lembrar que essa vai ser uma avaliação do seu dentista, de acordo com as condições de cada paciente.
Terceiro trimestre da gravidez
- Agora, nas últimas seis semanas de gestação, é bom evitar os tratamentos dentários. Em caso de urgência e muita dor, consulte seu dentista imediatamente.
- Aumente os cuidados com a higiene dental do cotidiano, reforce a escovação e não esqueça o fio dental.
- Já deixe marcada uma consulta com o odontologista pra depois que o bebê nascer.
Esperamos ter ajudado e que a sua gravidez seja a mais tranquila possível!
Leia outras matérias sobre saúde bucal no nosso blog.