Seja bem vindo ao nosso Blog!

Tire suas dúvidas sobre as funções ASB e TSB

ASB e TSB: você sabe a diferença entre as responsabilidades do Auxiliar de Saúde Bucal e do Técnico de Saúde Bucal? Nesse post vamos relembrar as funções do ASB e do TSB dentro do consultório odontológico.

Com a mudança na legislação desde 2008, aumentou a procura pela formação de quem sempre trabalhou dando suporte ao dentista nos atendimentos dos pacientes. Ambas são profissões relativamente novas e  muito promissoras. Mas entender a diferença na atuação de cada um pode te ajudar a decidir o que é melhor pra você. É importante frisar que as duas formações podem ser complementares e fazer parte do seu plano de carreira ao longo do tempo. 

O papel do Auxiliar e do Técnico de saúde bucal

ASB é responsável por atividades mais preparatórias: é ele quem separa e higieniza os materiais que serão aproveitados nos procedimentos.  É dele também a responsabilidade por limpar ou descartar os materiais usados. O Auxiliar em Saúde Bucal também recebe os pacientes e separa ou organiza seus documentos, como a ficha de atendimento e histórico.

Já o Técnico em Saúde Bucal é responsável por pequenos procedimentos realizados no paciente: pode aplicar o flúor para limpeza dentária ou remover uma sutura, por exemplo. Ele também pode tirar as fotografias da arcada dentária, usadas para guiar os procedimentos do Cirurgião-Dentista.

Diferenças salariais entre ASB e TSB

Além das responsabilidades serem diferentes, há uma diferença salarial entre os dois tipos de profissional. Normalmente, na maioria dos estados, um técnico ganha um pouco a mais do que um auxiliar. E a gente explica por que: a formação exigida ao Técnico de Saúde Bucal é mais longa e suas atividades envolvem maior risco biológico e de contaminação, pois estão diretamente em contato com o paciente. Por esse motivo, a faixa salarial de um Técnico de Saúde Bucal é no mínimo de R$ 200,00 a R$ 500,00 mais alta do que a faixa salarial de um Auxiliar de Saúde Bucal.

Essa característica, entretanto, não desvaloriza a atuação do ASB, que pode crescer na carreira, aumentar seu salário e se tornar ainda mais indispensável para a rotina de um atendimento odontológico.

Semelhanças entre ASB e TSB

Apesar das diferenças, estas duas carreiras também apresentam muitos aspectos em comum nas suas atuações. Para começar, ambas exigem o registro no Conselho Federal de Odontologia e no Conselho Regional de Odontologia. Sem este registro, não é permitido trabalhar como Auxiliar de Saúde Bucal ou Técnico. Além disso, os dois profissionais desempenham suas tarefas sempre sob a supervisão do odontologista, que é responsável pelo bem-estar e atendimento ao paciente.

Escolhendo a melhor profissão para você

O caminho mais fácil e natural, especialmente para quem está começando a pensar em atuar nesse ramo da saúde, seria começar trabalhando como um Auxiliar de Saúde Bucal. Essa é a porta de entrada para quem quer seguir a carreira como Técnico em Saúde Bucal ou até mesmo como odontologista. Para quem não ambiciona atender diretamente o paciente, mas gosta de atuar com foco em saúde, a carreira de Auxiliar de Saúde Bucal pode promover essa oportunidade de aprender e crescer no mercado profissional.

Nos dois casos, realizar um curso preparatório é uma exigência, mas também uma forma de se destacar no mercado. Considere esse curso como um investimento no seu próprio futuro e aproveite que, neste momento, essas carreiras ainda proporcionam mais demanda do que oferta de profissionais como os odontologistas. Quem tiver a formação e o registro vai sair na frente e conquistar as melhores vagas – e é nesta posição privilegiada que você quer estar.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​