Seja bem vindo ao nosso Blog!

Curso EAD: O que você precisa saber antes de começar

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Fazer um Curso EAD (de educação à distância) é uma tendência mundial. Já parou pra pensar nos motivos que levam alguém a escolher essa modalidade educacional?

Mais fácil para garantir um certificado.
Não tenho tempo.

Se forem essas as suas justificativas para optar realizar um Curso de Educação a Distância (EAD), é bom rever seus conceitos. Já faz algum tempo que o curso EAD teve os seus revistos e hoje quem quer se capacitar por meio dele precisa estar preparado estudar mesmo. 

Seja pelas novas tecnologias, ou pela nova realidade das pessoas – que tem que adequar o seu tempo a todas as demandas do dia a dia – o curso EAD está cada vez mais conquistando novos adeptos e uma grande parcela de alunos, dos mais diversos níveis, técnico, profissionalizante e de graduação.

Apesar de experimentar o seu ‘boom’ mais recentemente, a aprendizagem à distância nas plataformas virtuais já está há algum tempo em funcionamento. Por isso, experimentou uma grande evolução até chegar ao nível em que se encontra hoje.

É claro que ainda existe certo preconceito quanto às pessoas que tiveram suas formações com um Curso EAD, mas isso acontece em diversos setores. A própria postura do aluno que veio da aprendizagem virtual pode mudar estes paradigmas. Se você está pensando em ser um desses alunos, confira as dicas que preparamos:

Uso da internet e suas ferramentas como aliadas

A internet e o computador costumam ser um bicho de sete cabeças pra você? Então é bom se ambientar com os recursos antes de iniciar um curso EAD. Pois é por meio deles que as instituições de ensino buscam otimizar o conhecimento passado a seus alunos.

Vídeo-aulas, palestras, webinars, chats, fóruns. Tudo isso irá ajudar no novo processo de aprendizagem. Mas se você se dispuser a fazer uma capacitação virtualmente, faz parte do processo aprender um pouco mais sobre essas ferramentas.

Mantenha o foco

Aprendeu a usar a internet e agora ficou viciado nas redes sociais? Pois é, este é um risco que todos nós corremos. Mas para fazer um Curso EAD, você vai precisar se desligar um pouco dos recursos da internet que são alheios a ele. Sites, notícias, redes sociais. É melhor deixar tudo de lado na hora dos estudos e manter o foco no seu Curso EAD.

Organização é essencial

Preparação é essencial antes de iniciar o Curso EAD. É justamente esta a característica que faz com que empregadores estejam contratando alunos egressos da Educação a Distância.

A automotivação e a autogestão: o aluno não é obrigado a frequentar uma sala de aula convencional para estudar. Foi uma opção dele próprio voltar aos estudos ou se capacitar para uma nova profissão.

Curso EAD não é para quem não tem tempo

Como citamos no início do texto, se está pensando em fazer o Curso EAD pois não conta com tempo, reveja a questão antes de começar. Estes cursos demandam, além da organização, um tempo diário ou semanal para realizar suas tarefas. Muitos deles demandam de prazos para realizar os módulos.

É claro, que há uma otimização do tempo, se compararmos com os cursos presenciais, já que não há deslocamentos, trânsitos ou intervalos. E ainda o aluno pode utilizar seus tempo ‘vagos’ para os estudos.

E você, está preparado para iniciar um Curso EAD e dar uma guinada nos seus estudos ou carreira profissional? Podemos te ajudar com as escolhas. Acesse o nosso blog

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​