Seja bem vindo ao nosso Blog!

Verão: veja os cuidados com a saúde bucal

No verão, é hora de relaxar. Mas muita gente acaba relaxando também nos cuidados com a saúde bucal. Na praia, por exemplo, nem sempre é possível escovar os dentes logo depois de comer, né?! Também tem um monte de tentações à disposição para tentar aliviar o calorão, como os refrigerantes.

Parece difícil, mas dá, sim, para manter hábitos saudáveis no verão. Eles são importantes para que a cárie e outros problemas bucais não atrapalhem os seus dias de folga.

Frutas que “limpam”, bochecho e chiclete

Na praia, uma dica é comer frutas que ajudam a limpar os dentes – como maçã, goiaba e morango – logo depois de comer. Além de funcionarem como uma sobremesa saudável, elas também dão uma sensação de saciedade. Não esqueça de armazená-las geladinhas em um recipiente térmico.

Também ajuda fazer bochecho com água e mascar chiclete sem açúcar.

Cuidado com o limão

Quem não gosta de um limãozinho para temperar a porção de camarão ou aquela caipirinha gelada?! Muito, muito cuidado com o limão. Ele provoca manchas na pele e também (aposto que você nem imaginava!) nos dentes.

O alto teor de ácido cítrico do limão desmineraliza o esmalte e pode causar sensibilidade. Por isso, sempre que puder, prefira beber de canudinho.

Substituindo o refri

Todo mundo já está cansado de ouvir que refrigerante não faz nada bem para a saúde. Fuja dele, mesmo que a tentação seja ainda maior no verão. Opte por suco, água de coco e água mineral.

O refrigerante tem ácido fosfórico, que destrói o esmalte dos dentes. Isso fora o alto teor de açúcar – um grande atrativo para a cárie.

Proteção labial

Na hora de passar protetor solar, não esqueça dos lábios. Escolha um que seja específico para a área. O câncer de boca pode ser provocado pela exposição frequente ao sol forte. Reforce a proteção vestindo chapéus e bonés! Não esqueça de, depois de voltar da praia ou da piscina, hidratar bem a região labial.

Esqueça o palito de dente!

Nada de ficar palitando o dente por aí, viu?! Palito de dente só se for para comer petiscos. Além de feio, a chance de você machucar a gengiva com a pontinha afiada é muito grande. Prefira, claro, o fio de dental.

Quando voltar à rotina do dia a dia, não se esqueça de ir ao dentista. Com visitas regulares ao consultório odontológico, no verão ou não, é possível prevenir e também identificar precocemente as doenças que insistem em tomar conta dos nossos dentes e da nossa boca.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​