Seja bem vindo ao nosso Blog!

Batom nos dentes? Atenção!

Batom nos dentes podem indicar um problema sério na sua saúde bucal: a xerostomia, que é quando não há saliva o suficiente para manter a boca úmida e hidratada. É que a saliva ajuda a lavar a superfície do dente. Sem ela, a manchinha de batom fica ali, intacta.

Quando esse fluido tão importante para o nosso corpo está em falta, podem aparecer problemas que vão além da sensação incômoda de boca seca. Entre eles, o acúmulo de bactérias na boca e o mau hálito. Com mais bactérias na boca, é mais fácil ter cárie.

Isso sem contar que a saliva ajuda a digerir os alimentos – tê-la em pouco quantidade pode prejudicar a mastigação e deglutição. Sem dúvidas, essas são situações bem mais preocupantes que o batom nos dentes, não acha?!

Causas  

Sem desespero: é normal ficar com a boca seca uma vez ou outra, especialmente quando estamos muito estressados ou tristes. Mas se o problema se torna frequente – e as manchas de batom nos dentes também – as causas mudam e é preciso ficar atento.

A xerostomia pode também ser provocada pela pouca ingestão de líquidos; por efeitos colaterais de tratamentos com radiação; por remédios fortes; e, ainda, por consequências de uma doença grave, como a Aids. Menopausa e fumo também entram na lista.

Dicas para cuidar da salivação

Geralmente, a terceira idade está mais propensa a ter dificuldades com a salivação, mas isso não significa que as pessoas mais jovens estão livres. Para evitar problemas na salivação e até mesmo incentivá-la, os dentistas recomendam:

  • Tomar muita água;
  • Evitar café, refrigerantes e bebidas alcoólicas;
  • Mascar gomas ou chupar balas duras sem açúcar;
  • Manter a higiene bucal em dia.

Se a boca seca continuar incomodando, procure o seu dentista. No consultório odontológico, você deve receber o diagnóstico e o tratamento adequados para o seu caso.

Então, xô batom nos dentes, né?! No nosso blog, você encontra mais dicas para cuidar da sua saúde bucal.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​