Seja bem vindo ao nosso Blog!

10 mitos sobre saúde bucal pra parar de acreditar

“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”. Já ouviu essa frase por aí?! Se você soubesse quantos mitos sobre saúde bucal o povo espalha como verdade por aí… Mas chegou o dia de desmentir tudinho! Separamos 10 mitos que você deve parar imediatamente de acreditar:

  1. Aparelhos costumam manchar os dentes: o aparelho fixo ajuda a acumular resíduos da alimentação. Alguns podem provocar um amarelamento por causa dos pigmentos e dos corantes, o que pode ser resolvido com uma boa escovação. Já falamos aqui no blog sobre outras causas do escurecimento dos dentes.
  2. Não devo passar o fio dental porque minha gengiva sangra com facilidade: quando o paciente deixa de passar o fio dental direito e todos os dias, muita placa fica acumulada entre os dentes e a gengiva, fazendo com que a região inflame e sangre ao toque. Nada de ficar sem ele!
  3. O enxaguante bucal pode substituir a escovação: jamais! Cada item da higienização bucal é insubstituível, de acordo com os dentistas.
  4. Todo tratamento ortodôntico é longo: o tempo de tratamento ortodôntico não é, necessariamente, longo e muito menos igual para todos. Há vários fatores que influenciam na duração e abordagem do dentista.
  5. Chiclete acaba com o mau hálito: o chiclete pode até estimular a salivação e mascarar o mau hálito suavemente, mas nunca acabará com ele. É só uma solução passageira e um dos grandes mitos sobre saúde bucal; veja aqui como combatê-lo de vez.
  6. Tratamento ortodôntico causa problemas nas articulações: o tratamento ortodôntico não está entre as possíveis causas de problemas nas articulações. Ele também não serve para tratar esse tipo de transtorno.
  7. O dente do siso sempre deve ser extraído: geralmente, precisa mesmo. Mas quando ele está posicionado corretamente ou nem nasceu, não há necessidade de extração – isso ocorre na menor parte dos casos.
  8. Bicarbonato de sódio ajuda a clarear os dentes: não, não ajuda. ele é altamente abrasivo e o uso inadequado pode provocar um desgaste exagerado do esmalte dos dentes. Confira aqui quatro maneiras saudáveis de clarear o seu sorriso.
  9. É preciso usar grande quantidade de pasta dental: A quantidade recomendada de pasta de dentes a cada escovação correspondente ao tamanho de um grão de ervilha. Mais que isso é desperdício.
  10. Não tem jeito de fazer clareamento de aparelho: tem, sim! basta apostar nos aparelhos linguais e nos alinhadores estéticos.

Encontrou mitos sobre saúde bucal na nossa lista que você jurava ser verdade? Ou conhece outros que são repetidos loucamente por aí? Não deixe de contar para a gente nos comentários! No nosso blog, tem outros posts sobre mitos e verdades.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​