Seja bem vindo ao nosso Blog!

Planejamento do estoque: dicas úteis

O planejamento do estoque está na rotina do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). Manter a ordem dele evita vários problemas. Já pensou se, minutos antes de extrair o dente do paciente, o dentista nota que o anestésico acabou?! A organização também impede que o consultório odontológico gaste mais dinheiro em compras de última hora.

Dicas úteis para o planejamento do estoque

Por isso, ASB, fique atento ao vencimento dos produtos antes de tudo. Os itens que têm prazo de validade maior podem ser armazenados por anos; os que vencem mais facilmente, precisam ser usados e repostos o quanto antes.

No planejamento do estoque, também é fundamental que o ASB tenha noção do espaço físico reservado para a estocagem dos materiais. Se ele é pequeno, não faz sentido comprar uma grande quantidade de algodão se não há lugar para estocá-lo, não é?

Outra sugestão para o planejamento do estoque é fazer a previsão de atendimento – faça uma lista do que o consultório odontológico deve precisar em um determinado período de tempo. Não tem nem noção da quantidade deve ser usado de cada coisa nesse tempo que delimitou?!

A solução é fazer uma comparação com o mesmo período do ano interior. Assim, é possível ter uma base. Leve sempre em consideração a atual situação do consultório odontológico em que você trabalha – especialmente se o número de pacientes aumentou ou diminuiu bastante.

Agora, é só definir de quanto em quanto tempo as compras devem ser feitas. Se o consultório odontológico decidiu fazer uma previsão anual, o ideal comprar, por exemplo, de três em três meses. Isso é importante para manter um estoque mínimo.

Por fim, nunca se esqueça de levar em conta o tempo de entrega do pedido. Sempre peça com antecedência!

No nosso blog, você que é ASB encontra mais dicas para otimizar o seu trabalho no consultório odontológico e outras informações sobre a profissão. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​