Seja bem vindo ao nosso Blog!

Extração de dente: veja os cuidados do pós-operatório

Depois da extração de dente, o paciente tem uma série de dúvidas sobre o que pode e o que não pode no pós-operatório: “Dá para fumar depois?”, “Preciso fazer repouso?” “O que posso comer?” No post desta sexta-feira, reunimos dicas para você, que acabou de sair do consultório com um dente a menos, ter uma ótima recuperação!

Repouso

Nos primeiros dias, é importante fazer repouso. Evite falar muito, ficar exposto ao sol, fazer atividades físicas e tomar banhos muito quentes.

Alimentação

Depois da extração de dente, o recomendado é consumir alimentos líquidos ou pastosos, que estejam mornos ou frios para evitar sangramentos. Aposte em vitaminas, leite, sorvetes, sopas, caldos, mingaus… Coma de três em três horas e não se esqueça de tomar bastante água para ficar hidratado.

Higienização

No pós-operatório, é fundamental manter a higiene da boca em dia. Escove os dentes com uma escova de dente macia e use pouca pasta de dente. Passe o fio dental normalmente. Para completar a higienização, limpe os pontinhos com a ajuda de um cotonete embebido de água filtrada.

Mais uma dica: nos primeiros dias depois da extração de dente, evite fazer bochechos – especialmente usando enxaguantes bucais que têm álcool.

Mais cuidados

Quando você extrai um siso, por exemplo, é normal que a bochecha fique inchada nas horas seguintes. Para diminuir esse inchaço, faça compressas com gelo por 20 minutos. Não deixe de proteger a pele com uma toalha.

Se você é fumante, evite fumar ou pelo menos diminua a quantidade de cigarros até que a ferida na boca cicatrize bem. Quanto às bebidas alcoólicas, a recomendação é bem simples: não tome nenhum tipo.

A gente sugere, ainda seguir bem direitinho horário das medicações prescritas pelo dentista; evite a automedicação! Por fim, compareça sem falta, à consulta de retorno para que o dentista retire com segurança os pontos e avalie a cicatrização.

No nosso blog, temos mais posts com dicas para você cuidar da sua saúde bucal. Até mais!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​