Seja bem vindo ao nosso Blog!

Pensando em trocar a escova de dentes? Veja como escolher a melhor

Cuidar da saúde bucal é importante. Para mantê-la em dia, é fundamental ter disciplina e produtos de qualidade como aliados. Se você quer trocar a escova de dentes, veja neste post como escolher a melhor opção.

Na hora de trocar a escova de dentes…

  • Preste atenção nas cerdas

De um modo geral, a escova de dentes mais recomendada é a que tem as cerdas macias. Elas são indicadas para a maioria dos pacientes, especialmente os que têm a gengiva saudável.

  • Avalie o tamanho

O tamanho depende de uma série de fatores, que vão desde a arcada dentária até a força de quem está escovando.

De acordo com os especialistas, porém, os modelos de numeração 30 e 35 – fator relacionado com o tamanho da cabeça da escova de dentes – são os mais utilizados.

A espessura das cerdas e o recorte das pontas facilitam a higienização. Por isso, na hora de comprar a sua, avalie aquirir uma do tipo “slim”.

Se ainda tiver dúvidas sobre qual é a melhor opção para você, consulte o seu dentista.

Exceções

Para quem usa próteses totais ou removíveis, as cerdas duras são a opção mais sugerida. Elas precisam ser limpas frequentemente com produtos específicos antissépticos efervescentes ou bicarbonato de sódio.

No caso de próteses fixas ou implantes, é indicado ainda o uso de escovas interdentais, com cerdas cônicas ou cilíndricas que auxiliam na higiene e nos espaços onde o fio dental não chega.

Esse mesmo modelo também é aconselhado para quem usa aparelho ortodôntico fixo.

Para bebês e crianças, a orientação é usar uma escova de dente de cabeça pequena e cerdas maciais. Vale prestar atenção à indicação de idade na embalagem.

Troca e armazenamento

Você pode trocar a escova de dentes de três em três meses, mas, se as cerdas ficarem desgastadas antes disso, não pense duas vezes antes de descartá-la. Caso contrário, a escovação pode ficar comprometida.

Não se esqueça de guardá-la longe de lixeiras e vasos sanitários para evitar a proliferação de bactérias. Uma dica é armazenar a escova de dentes em embalagens específicas.

Quer mais dicas sobre higiene bucal? Então, acesse o nosso blog. Até mais!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​