Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que o ASB deve fazer antes da esterilização dos instrumentos odontológicos?

Gripe, hepatite e HIV são algumas das doenças que podem ser transmitidas em um consultório de dentista. Esterilizar os instrumentos odontológicos ajuda a evitar a chamada contaminação cruzada. Antes da esterilização em si, porém, há outras etapas que garantem um processo mais eficiente.

No post desta segunda-feira, listamos os três passos que o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) deve seguir antes da esterilização si dos materiais utilizados durante a consulta. Veja abaixo.

3 etapas antes da esterilização

Limpeza

A limpeza rigorosa dos objetos é indispensável antes da esterilização. Isso porque óleos, gorduras, sangue, pus e outras secreções protegem do esterilizante os micro-organismos contaminantes.

Por isso, antes de tudo, com as mãos sempre limpas, é preciso lavar todos os itens com soluções desencrostantes e, depois, fazer o enxágue abundante com água potável e corrente.

Uma dica para o ASB é observar a natureza dos artigos e o grau de sujeira, evitando misturá-los durante a limpeza.

Seleção da embalagem

Os utensílios devem estar limpos, secos e separados antes de serem embalados para esterilização. Durante essa separação, o auxiliar de dentista deve ficar atento para substituir o que estiver com defeito.

Os invólucros devem permitir o contato entre artigos e esterilizante, bem como mantê-los livres de micróbios durante a estocagem.

Para selecionar a embalagem, o auxiliar de dentista deve levar em conta as seguintes características: impermeabilidade a partículas microscópicas, resistência à ruptura e flexibilidade.

Montagem dos pacotes 

Os materiais devem ser preparados, montados e embalados conforme o tipo de invólucro e o processo de esterilização indicado. 

Na confecção das embalagens, é preciso tomar alguns cuidados. Como, por exemplo, não misturar instrumentos metálicos, bandejas, bacias e artigos de borracha com roupas.

Ainda é recomendado desmontar seringas e empacotar luvas com uma gaze dentro do punho. Pinças, tesouras e outros instrumentais de hastes duplas precisam ficar abertos com ganchos especiais.

Por fim, a montagem dos pacotes também deve incluir a identificação na parte externa.

A esterilização

Depois desses três procedimentos, é hora de esterilizar.

O método físico mais usado é o calor úmido, por meio de autoclave. Já os químicos de­vem ser empregados apenas quando os físicos não puderem ser realizados.

Depois da esterilização, basta estocar os instrumentos odontológicos em condições ambientais adequadas.

Uma última dica para o Auxiliar em Saúde Bucal é anotar nos pacotes a data de vencimento da esterilização. O que tiver mais próximo de vencer deve ser retirado antes do estoque!

Manual de Biossegurança da ABO

Você é ASB e quer saber mais sobre esterilização? Então, não deixe de conferir o Manual de Biossegurança e Segurança do Paciente, produzido pela Associação Brasileira de Odontologio (ABO).

No nosso blog, claro, também tem outras publicações sobre o assunto! Até quarta-feira!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​