Seja bem vindo ao nosso Blog!

Ser auxiliar de dentista é o mesmo que ser secretária?

Não! Ser auxiliar de dentista não é o mesmo que ser secretária. São cargos distintos, que se complementam para o consultório odontológico funcionar bem. No post desta segunda-feira, para acabar de vez com a dúvida, nós falamos um pouco sobre a rotina do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB).

Como é ser auxiliar de dentista no dia a dia

O ASB é quem acolhe e prepara o paciente que chega. Depois, ele coleta um um breve histórico para que o dentista saiba o que o espera. É a hora de ouvir os medos e as dúvidas.

As necessidades de quem procura um tratamento para cárie são diferentes das de quem pretende fazer um clareamento dental, por exemplo. E essas especificidades podem ser facilmente descobertas em um bate-papo entre o Auxiliar em Saúde Bucal e o paciente.

Toda essa preparação antes da consulta otimiza o tempo do dentista, além de deixar o atendimento mais dinâmico e humanizado.

O ASB também tem papel fundamental durante a consulta. Ele instrumenta e auxilia o dentista nas intervenções clínica. Ainda ajuda o paciente com a higiene bucal e manipula materiais de uso odontológico.

E engana-se quem pensa que o trabalho do auxiliar de dentista acaba logo que a consulta termina. Entre um paciente e outro, é a vez de se dedicar às medidas de biossegurança.

Os cuidados valem para armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos usados. Eles são importantíssimos para minimizar os riscos de contaminação.

E se o consultório odontológico não tiver secretária?

A divisão de trabalho é importante em qualquer empresa. No entanto, muitos consultórios odontológicos não têm recursos suficientes para contratar um Auxiliar em Saúde Bucal e uma secretária ao mesmo tempo.

Se houver acordo entre chefe e funcionário, há atividades de secretariado que o ASB pode desempenhar no dia a dia e que contribuem para a gestão do negócio, como a organização da agenda do dentista. 

Ele também pode confirmar ou agendar novas consultas em horários vagos. Outra função que é mais de secretária e pode ser exercida pelo auxiliar de dentista é o controle financeiro. A tarefa envolve separar e catalogar as contas, cuidar da receita, registrar o que entra e o que sai do caixa… 

Nós sabemos que o Auxiliar em Saúde Bucal e a secretária têm, cada um, a sua importância. Não podemos esquecer, porém, que um ASB pode cumprir as tarefas de uma secretária, mas uma secretária não pode cumprir todas as tarefas de um ASB. 

Isso porque ser auxiliar de dentista exige certificação e registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Se você é secretária e sonha ser auxiliar de dentista, não deixe de acessar o nosso blog para saber mais sobre o curso de formação online que nós oferecemos.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​