Seja bem vindo ao nosso Blog!

Sujou o jaleco de ASB? Veja como tirar sangue, óleo e outras manchas

O jaleco faz parte do Equipamento de Proteção Individual (EPI) do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). Ele protege a roupa e o corpo do profissional e deve estar sempre limpo para evitar a propagação de micro-organismos. Neste post, confira como manter o seu jaleco de ASB impecável.

Antes, não custa lembrar que ele deve ser usado exclusivamente no local de trabalho, ok?!

Como lavar o jaleco de ASB corretamente

Bom, primeiro, a gente quer saber: você sabe como lavar o seu jaleco? Hoje, existe uma infinidade de modelos, né? Com manga ou sem manga, branco ou colorido, liso ou estampado… E cada um precisa de cuidados especiais!

Se ele for todo branco e você optar por usar hipoclorito, é importante não colocar a água com alta temperatura. Isso porque o hipoclorito perde sua função e, assim, vai parecer que você não usou nada! A maneira correta é colocar o hipoclorito, colocar de molho por uma hora e, depois, deixar secar totalmente.

Se o seu jaleco é colorido, coloque-o, por pelo menos meia hora, imerso em água fervente com perborato. Depois, enxágue e continue a lavagem como de costume, com o sabão e com o amaciante que você preferir.

Lavado, o jaleco deve ser passado e colocado em um saco limpo e fechado para o transporte. Pendurá-lo no cabide e colocá-lo diretamente no banco, dentro do carro, é pouco higiênico, já que a poeira pode impregnar.

E as manchas, como tirá-las?

Abaixo, ainda falando de limpeza, separamos truques para tirar as sujeiras que mais costumam aparecer no jaleco de ASB.

Sangue: aqui, a dica é usar água oxigenada (de qualquer volume). Coloque um pouco sobre a sujeira. No começo, a mancha fica um pouco amarelada, mas, depois de lavar do jeito que ensinamos, ela desaparece.

Óleo lubrificante: esse é outro produto que vive sujando jalecos por aí. Use talco para absorver o óleo. Depois, é só lavar.

Revelador e fixador: tem quem coloque revelador novo em cima. Outros usam sal e hipoclorito – a mancha até some, mas aparece de novo depois. Nessas tentativas, porém, o jaleco pode furar! Por isso, recomendamos usar um produto com solução à base de tiocianato de amônia. Coloque sobre a sujeira seca, espere um pouco e lave.

Caneta: no mercado, existem bastões específicos para tirar riscos de caneta. Basta umedecer a mancha com água fria, aplicar o bastão várias vezes e esperar de 10 a 15 minutos. Aí, é só lavar com água fria de novo! Se, no entanto, não funcionar de primeira, repita o procedimento!

Jaleco é coisa séria! Por isso, cuide bem do seu. Se você tem alguma outra dica para mantê-lo sempre perfeito, conte para a gente nos comentários. Não deixe de acessar o nosso blog para conferir outros posts especiais para auxiliares de dentista. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​