Seja bem vindo ao nosso Blog!

16 concursos públicos com vagas para ASB e inscrições abertas em junho

Ocupar um cargo público é o sonho de muitos Auxiliares em Saúde Bucal (ASBs), especialmente pelo salário, pela estabilidade e pelos benefícios que vêm com ele. Nesta quarta-feira, reunimos 16 concursos públicos com vagas para ASB e que estão com as inscrições abertas em junho.

Ainda neste post, falamos um pouco sobre a rotina desse profissional na rede pública de saúde. Boa leitura!

16 concursos públicos com vagas para ASB em junho

O trabalho do ASB na rede pública de saúde

Mas, afinal, o que faz o auxiliar de dentista na rede pública de saúde? Bem, nas Unidades Básicas de Saúde (USBs) e nas Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), o Auxiliar em Saúde Bucal trabalha em ações de promoção e de prevenção em saúde bucal. 

Muitas vezes, os pacientes são pessoas que desconhecem a relevância de uma boa rotina de higiene bucal. Só nessa tarefa já dá para ver o tamanho da importância do trabalho do ASB. Mas as tarefas não terminam por aí!

Na rede pública de saúde, o auxiliar de dentista, geralmente, é a primeira pessoa a ter contato com quem chega atrás de atendimento odontológico. Nesse contato inicial, é preciso ter uma comunicação clara com o paciente.

Esse bate-papo é para que o Auxiliar em Saúde Bucal descubra os medos e as expectativas do paciente para repassá-los ao dentista, que, junto à equipe, procura a melhor forma de tratá-los.

Já durante a consulta, o ASB é quem auxilia e instrumenta o dentista nas intervenções clínicas. Como braço direito, ele deve ajudar a tornar o atendimento mais seguro.

O auxiliar de dentista também é o responsável pela limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização dos materiais e equipamentos odontológicos. Ele ainda aplica as medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos.

Todas essas tarefas servem para evitar a contaminação do ambiente de trabalho, da equipe e, claro, dos pacientes.

Além disso, o ASB processa filme radiográfico, seleciona moldeiras, prepara modelos em gesso e manipula materiais de uso odontológico para poder otimizar a consulta.

Por fim, esse profissional ainda está apto a participar de levantamentos e de estudos epidemiológicos. Afinal, pesquisas são importantes para o desenvolvimento de qualquer área!

Mais no Blog ASB

Quer saber mais sobre concursos públicos com vagas para ASB? Então, não deixe de acessar o nosso blog. Lá, também tem mais posts sobre a rotina desse profissional. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​