Seja bem vindo ao nosso Blog!

5 hábitos aparentemente inofensivos, mas que prejudicam a saúde bucal

Você escova os dentes depois das refeições, evita consumir açúcar e visita o dentista regularmente. Sim, boa parte das doenças bucais pode ser evitada com esses cuidados. Mas já parou para pensar que existem outros hábitos aparentemente inofensivos, mas que prejudicam a saúde bucal? No post desta sexta-feira, nós listamos cinco deles. Veja abaixo!

Hábitos que prejudicam a saúde bucal

1 – Manter a mesma escova de dentes por muito tempo

A escova de dentes é um item indispensável na manutenção da saúde bucal. Ela evita o acúmulo da placa bacteriana e, consequentemente, previne o tártaro, a cárie, a gengivite e outras doenças.

O ideal é trocá-la a cada três meses ou assim que as cerdas ficarem tortas para garantir uma limpeza mais eficaz.

2 – Palitar os dentes

Além de ser falta de educação à mesa, palitar os dentes pode ferir a gengiva e dar início a lesões bucais graves. Sem contar que, por não ser esterilizado, o objeto pode levar micro-organismos à boca. Por isso, prefira o fio dental.

3 – Mastigar os alimentos apenas de um lado

Esse problema, conhecido como mastigação unilateral predominante, tem consequências sérias. Uma delas é o desajuste na arcada dentária. Por isso, assim que percebê-lo, procure um dentista para começar o tratamento o quanto antes. A longo prazo, as implicações são ainda mais graves!

4 – Roer as unhas

Mania, ansiedade ou nervosismo. Independentemente do motivo, esse é um dos hábitos que mais prejudicam a saúde bucal: ele desgasta os dentes e faz uma série de germes, fungos e bactérias ir parar na sua boca. Além do mais, quem rói unha tem mais chance de desenvolver bruxismo.

5 – Abusar de alimentos duros

Os dentes são resistentes, mas é bom não abusar. Alimentos muito duros, como torresmo e balas, podem quebrá-los ou rachá-los. Além da dor e de prejudicar a aparência, um dente quebrado pode trazer reflexos para o corpo todo.

Mais no Blog ASB

E aí, identificou na sua rotina algum desses hábitos que prejudicam a saúde bucal? Então, dê um fim nele já! Para saber mais dicas de como cuidar do seu sorriso, não deixe de acessar o nosso blog. Até a próxima!

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​