Seja bem vindo ao nosso Blog!

O TSB pode atuar como ASB e vice-versa? Tire a dúvida neste post

A profissão de Técnico em Saúde Bucal (TSB) é diferente da de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). Muita gente, porém, faz confusão. Uma dúvida comum é: o TSB pode atuar como ASB e vice-versa?! Nesta segunda-feira, nós esclarecemos, aqui no blog, essa dúvida e aproveitamos para falar sobre as diferenças entre esses dois cargos.

Afinal, o TSB pode atuar como ASB?

No Brasil, o Técnico em Saúde Bucal pode, sim, trabalhar como Auxiliar em Saúde Bucal, mas desde que faça o curso específico! O mesmo vale para o ASB. Ele precisa ter a formação necessária para trabalhar como TSB. Em resumo, em ambos os casos, um diploma só não vale para as duas funções!

ASB x TSB: as principais diferenças

Os cursos de Auxiliar de Saúde Bucal e de Técnico de Saúde Bucal oferecem uma formação mais rápida e econômica para quem sonha em ingressar na Odontologia.

As duas carreiras exigem registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Apesar dessa e de outras semelhanças, as duas profissões não são equivalentes. Uma das diferenças entre ASB e TSB é a rotina diária.

As responsabilidades do Auxiliar de Saúde Bucal giram mais em torno da preparaçãoÉ ele quem separa e higieniza os materiais empregados nos procedimentos. Também é função dele limpar ou descartar o que foi usado. O ASB ainda recebe os pacientes e organiza os documentos deles, como a ficha de atendimento e o histórico.

Já o TSB é o responsável por pequenos procedimentos no próprio paciente, como aplicar o flúor para limpeza dentária ou remover uma sutura. Ele também pode tirar as fotografias da arcada dentária.

O salário também é diferente. Normalmente, um Técnico em Saúde Bucal ganha um pouco mais do que um Auxiliar em Saúde Bucal.

Isso porque a formação do TSB é mais extensa e as atividades envolvem mais risco biológico e de contaminação. Além disso, a carga horária é maior. Especialmente por esses motivos, a faixa salarial de um TSB é, no mínimo, de R$ 200 a R$ 500 maior.

Mais no Blog BookLab

Ficou curioso para saber mais sobre as duas profissões? Então, acesse o nosso blog. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que nós tentaremos ajudar. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​