Sob supervisão de um dentista, o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) trabalha na promoção, na prevenção e na recuperação da saúde bucal. A profissão é regulamentada pela Lei 11.889/2008 e exige registro junto ao Conselho Regional de Odontologia (CRO). Para ter a inscrição, é preciso fazer o curso de Auxiliar em Saúde Bucal.
E depois de formado no curso, o que, na prática, faz um ASB? Veja algumas atividades desempenhadas pelos profissionais antes, durante e depois de uma consulta odontológica:
Antes: acolhimento e preparação do paciente é função do auxiliar de saúde bucal
O Auxiliar de Saúde Bucal acolhe e prepara o paciente assim que ele chega ao consultório. Coletar um breve histórico para que o dentista saiba o que o espera é fundamental. O ASB deve sempre ouvir os medos e anotar as dúvidas do paciente!
As necessidades de quem procura um tratamento de canal são diferentes das do paciente que pretende alinhar o sorriso com um aparelho ortodôntico, por exemplo. E essas especificidades podem ser facilmente descobertas em um bate-papo entre o Auxiliar de Saúde Bucal e o paciente.
Toda essa preparação antes da consulta otimiza o tempo do dentista. Também deixa o atendimento mais dinâmico e pessoal.
Durante: auxílio ao dentista nas consultas e nos procedimentos
O ASB também auxilia (e muito!) o dentista durante a consulta. Fazer o molde da arcada dentária do paciente é só um dos exemplos de procedimentos que podem ser feitos pelo profissional.
Em geral, durante o atendimento odontológico, o Auxiliar de Saúde Bucal ajuda o paciente em atividades de higiene bucal; auxilia e instrumenta o dentista nas intervenções clínicas; e também manipula materiais de uso odontológico sempre que necessário.
Depois: assistência na gestão do consultório
O trabalho do ASB não termina quando a consulta do paciente acaba! Agora, é hora de dar uma assistência na gestão do consultório.
Um jeito de ajudar é organizando os arquivos dos pacientes. Manter os dados atualizados colabora na administração do consultório e também facilita o trabalho do dentista.
Depois da consulta, o profissional também fica responsável por medidas de biossegurança no armazenamento, no transporte, no manuseio e no descarte de produtos usados na consulta.
O Auxiliar de Saúde Bucal ainda investe em ações para evitar infecções na clínica. É importantíssimo minimizar os riscos de contaminação do paciente e de quem trabalha no local.
Ainda tem dúvidas sobre a profissão? Entre em contato com a gente e faça a sua pergunta!