Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que faz o Auxiliar de Saúde Bucal antes, durante e depois da consulta?

Sob supervisão de um dentista, o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) trabalha na promoção, na prevenção e na recuperação da saúde bucal. A profissão é regulamentada pela Lei 11.889/2008 e exige registro junto ao Conselho Regional de Odontologia (CRO). Para ter a inscrição, é preciso fazer o curso de Auxiliar em Saúde Bucal.

E depois de formado no curso, o que, na prática, faz um ASB? Veja algumas atividades desempenhadas pelos profissionais antes, durante e depois de uma consulta odontológica:

Antes: acolhimento e preparação do paciente é função do auxiliar de saúde bucal

O Auxiliar de Saúde Bucal acolhe e prepara o paciente assim que ele chega ao consultório. Coletar um breve histórico para que o dentista saiba o que o espera é fundamental. O ASB deve sempre ouvir os medos e anotar as dúvidas do paciente!

As necessidades de quem procura um tratamento de canal são diferentes das do paciente que pretende alinhar o sorriso com um aparelho ortodôntico, por exemplo. E essas especificidades podem ser facilmente descobertas em um bate-papo entre o Auxiliar de Saúde Bucal e o paciente.

Toda essa preparação antes da consulta otimiza o tempo do dentista. Também deixa o atendimento mais dinâmico e pessoal.

Durante: auxílio ao dentista nas consultas e nos procedimentos

O ASB também auxilia (e muito!) o dentista durante a consulta. Fazer o molde da arcada dentária do paciente é só um dos exemplos de procedimentos que podem ser feitos pelo profissional.

Em geral, durante o atendimento odontológico, o Auxiliar de Saúde Bucal ajuda o paciente em atividades de higiene bucal; auxilia e instrumenta o dentista nas intervenções clínicas; e também manipula materiais de uso odontológico sempre que necessário.

Depois: assistência na gestão do consultório

O trabalho do ASB não termina quando a consulta do paciente acaba! Agora, é hora de dar uma assistência na gestão do consultório.

Um jeito de ajudar é organizando os arquivos dos pacientes. Manter os dados atualizados colabora na administração do consultório e também facilita o trabalho do dentista.

Depois da consulta, o profissional também fica responsável por medidas de biossegurança no armazenamento, no transporte, no manuseio e no descarte de produtos usados na consulta.

O Auxiliar de Saúde Bucal ainda investe em ações para evitar infecções na clínica. É importantíssimo minimizar os riscos de contaminação do paciente e de quem trabalha no local.

Ainda tem dúvidas sobre a profissão? Entre em contato com a gente e faça a sua pergunta!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​