Seja bem vindo ao nosso Blog!

ASB irregular: quais as consequências?

Você sabia que, além de prejudicar os pacientes e o dentista, o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) que atua informalmente também prejudica a si mesmo? As consequências são sérias para o ASB irregular e envolvem desde a proibição de trabalhar na área até multas e prisão.

Também tem prejuízo no bolso! Veja abaixo outros quatro problemas que o ASB irregular  que não é formado no curso específico e devidamente registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO) – pode enfrentar:

1. Aposentadoria

O ASB irregular perde o direito de contagem de tempo para a aposentadoria, já que o emprego informal não consta na sua Carteira de Trabalho. Assim, a atividade não conta, oficialmente, como exercida.

2. Seguro Desemprego

O Seguro Desemprego é um dos mais importantes benefícios que o trabalhador tem direito. Quando a Carteira de Trabalho de um empregado é assinada, o empregador paga impostos; parte deles é para essa assistência financeira temporária.

Na situação do ASB irregular, a contribuição não é feita e a renda que seria destinada para o Auxiliar de Saúde Bucal simplesmente não existe.

3. Licença-maternidade

No caso do ASB irregular, não há um vínculo empregatício formal. Desamparada legalmente, a Auxiliar de Saúde Bucal grávida pode até ser demitida.

4. Trabalho dobrado 

O Auxiliar de Saúde Bucal que trabalha legalmente tem as atividades pré-determinadas pela descrição do cargo, assim que Carteira de Trabalho é assinada. Quem contrata, muitas vezes, sabe muito bem quais são elas.

Entretanto, há empregadores que insistem em adicionar à rotina do empregado tarefas que envolvem secretariado e limpeza geral, por exemplo. O acúmulo de funções é ilegal! Porém, o ASB irregular não pode fazer uma reclamação oficial e nem exigir uma indenização pelo trabalho dobrado.

Fique legal! 🙂

Viu só como trabalhar informalmente como Auxiliar de Saúde Bucal pode trazer um baita prejuízo financeiro? A dica é evitar trabalhar em locais que não exigem o certificado de ASB. Não coloque sua carreira (e o seu orçamento) em risco! Hoje, já é possível fazer o curso de Auxiliar de Saúde Bucal sem sair de casa.

Você conhece pessoas que gostariam de regularizar o trabalho como ASB? Compartilhe com a gente!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​