Seja bem vindo ao nosso Blog!

Aparelho ortodôntico não é só pra adolescente!

O sorriso metálico dos adolescentes ainda pode ser a primeira imagem que vem à cabeça de muita gente quando se fala em aparelho ortodôntico. O público teen e também infantil continua lotando os consultórios em busca de um sorriso perfeito, mas não só são só eles!

Jovens, adultos e idosos têm investido, cada vez, no alinhamento dos dentes e também na mordida ideal – alguns dos resultados trazidos pelo aparelho ortodôntico.

No Brasil e em outros países, o número de idosos cresce, a cada dia, graças aos avanços na medicina, na tecnologia e nas condições de vida e de trabalho. E uma das coisas que a terceira idade mais quer, sem dúvidas, é aproveitar essa fase especial com saúde: por que não com a ajuda do aparelho ortodôntico?

Questão de saúde

Cada vez mais, os pacientes têm entendido que aparelho ortodôntico não é só questão de aparência, mas também de saúde.

A correção das anomalias dentofaciais por meio de aparelho ortodôntico facilita a higienização bucal. Uma boca saudável não tem a proliferação de bactérias, que podem causar a gengivite e a doença periodontal, por exemplo.

Você sabia, ainda, que o envelhecimento precoce pode ser influenciado pelo não uso de aparelho ortodôntico?

O envelhecimento precoce do rosto ocorre, principalmente, por alterações funcionais provocadas por anomalias dentofaciais. Oi?! Simplificando: a respiração incorreta (pela boca e não pelo nariz, por exemplo) provoca distúrbios do sono. E dormir pouco contribui para o envelhecimento precoce do rosto e também do cérebro.

O aparelho ortodôntico também pode contribuir para que você tenha uma boa noite de sono e não envelheça tão rápido.

Colaboração x Resultado

Em pacientes mais velhos, o período de tratamento pode até ser mais curto. A colaboração do paciente é fundamental em todo o processo.

Muitas vezes, crianças e adolescentes não compreendem muito bem a necessidade de usar aparelho e do quanto ser responsável durante o tratamento acelera o resultado.

Jovens, adultos e idosos, geralmente, são mais empenhados na higienização dos seus aparelhos ortodônticos. Eles também costumam cuidar mais da alimentação, tolerar mais a dor e aceitar mais o tempo de tratamento.

Sem contar que encaram, normalmente, o aparelho ortodôntico como um investimento: afinal, pagam o tratamento com o próprio dinheiro.

Tanto cuidado, acredite, pode fazer a diferença. Então, nada de pensar que não vale a pena usar aparelho  depois de adulto! Com as estratégias adequadas, os resultados podem ser surpreendentes e satisfatórios: tanto na parte estética, quanto na funcional.

Quando já estiver em tratamento, não esqueça de conferir as dicas do nosso blog de como manter a higienização do aparelho ortodôntico em dia!

Gostou das nossas dicas? Acesse o nosso blog e confira tudo sobre saúde bucal.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​