Seja bem vindo ao nosso Blog!

Por que respirar pela boca pode prejudicar a saúde do seu filho

O seu filho costuma respirar pela boca? Pois saiba que esse é, talvez, um dos piores hábitos para o desenvolvimento facial da criança. No post desta sexta-feira, entenda quais são as consequências da respiração bucal e veja quais profissionais podem ajudar a tratá-la.

Como respirar pela boca pode prejudicar a criança

A respiração nasal é o principal estímulo para o desenvolvimento dos ossos da parte média da face. Se o ar não entra normalmente pelo nariz, o céu da boca não se desenvolve e, assim, fica estreito. Por consequência, as arcadas dentárias acabam não se encaixando da forma correta.

Aposto que você nem imaginava que um ato são simples poderia causar um estrago tão grande, não é? Além do mais, o respirar pela boca associado a outros maus hábitos – como mastigar de um lado só, chupar chupeta ou o dedo – pode ser ainda mais prejudicial para a mordida dos pequenos.

Mas não acaba por aí. A respiração bucal pode causar outros problemas ao seu filho, como uma maior predisposição para doenças respiratórias, sono conturbado e ronco ao dormir. Tudo isso leva à sonolência durante o dia e, consequentemente, a um baixo rendimento na escola.

Qual profissional procurar para tratamento?

O tratamento precocemente evita muitos problemas no futuro. Para saber se a criança está respirando pela boca, fique atento a sinais: lábios sempre entreabertos, dificuldade de respirar pelo nariz, voz anasalada, olheiras e ronco noturno.

Um ortodontista pode ajudar no diagnóstico e também tratar a mordida se houver alteração, sempre em conjunto com um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo para melhores resultados.

Se você já passou por essa situação na sua família, conte para a gente nos comentários o que fez para resolvê-la. Não deixe de acessar o nosso blog para ler mais posts sobre saúde bucal em crianças. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​