Não é muito comum, mas adultos podem ter dentes de leite, sim! Quem é dentista vê casos assim com uma certa frequência! No post desta sexta-feira, explicamos o porquê isso acontece e o que fazer se você descobrir que está nessa situação.
Por que adultos podem ter dentes de leite?
Quando temos entre 5 e 6 anos, os dentes de leite caem de forma natural. A queda acontece quando os dentes permanentes estão bem posicionados nas arcadas dentárias e caminhando para o aparecimento na boca.
O nosso organismo, então, vai “desfazendo” as raízes dos dentes de leite aos poucos e dando espaço para os permanentes. É por isso que eles amolecem – quando caem, a raiz já nem existe mais.
Acontece que nem todos os dentes permanentes estão bem posicionados. Às vezes, eles se desenvolvem em outra posição e não se aproximam dos de leite. Sem estímulo, não há queda. E esse é um dos motivos pelos quais os adultos podem ter dentes de leite.
Também pode acontecer de o dente permanente não ter sido formado. Ele simplesmente não existe na arcada dentária para empurrar o de leite que é o seu “par”.
Em casos assim, ou o dente de leite fica retido ou ele é empurrado por outro que não é o seu correspondente, mas está ocupando o espaço dele.
Como saber se ainda tenho dentes de leite?
Não tem jeito de descobrir sozinho. Você deve ir a um ortodontista. Ele dará o diagnóstico e planejará o melhor tratamento para você.
É preciso fazer uma radiografia para descobrir se o seu dente permanente está mal posicionado dentro do osso ou se ele não existe. Além disso, como a raiz do dente de leite é menor, um dia, ele pode amolecer pelas próprias forças da mastigação!
Mais no Blog ASB
Gostou do post desta sexta-feira?! Então, acesse o nosso blog e confira mais conteúdo sobre saúde bucal! Até a próxima.