Seja bem vindo ao nosso Blog!

Seus dentes estão encostados enquanto você lê esta frase?

Neste momento, os seus dentes estão encostados? Em repouso – assistindo a um filme, lendo um livro ou navegando na internet, por exemplo – nossos dentes superiores devem estar afastados mais ou menos dois milímetros. É para que os músculos da mastigação descansem e, portanto, fiquem prontos para as atividades normais!

Meus dentes estão encostados… E agora?

No entanto, se os seus dentes permanecem encostados durante os períodos de descanso, nós não temos boas notícias. Você é um forte candidato a ter dores de cabeça com frequência. E se, além disso, você costuma apertá-los…

O apertamento sobrecarrega os músculos da mastigação. Entre eles, um que está na lateral da cabeça. O cansaço dele (e de outros que trabalham junto, como os do rosto e do pescoço) também pode provocar dores de cabeça. A causa delas é difícil de diagnosticar porque, na maioria das vezes, nem o próprio paciente sabe que aperta os dentes.

As dores de cabeça são contínuas. Geralmente, surgem no fim do dia, depois de o paciente ter apertado os dentes praticamente o dia todo. Esse hábito diurno é chamado de “bruxismo de vigília” e está diretamente ligado à ansiedade e ao estresse.

Quando o apertamento dos dentes acontece à noite, durante o sono, fica mais difícil ainda de detectar. Os principais sintomas são: dores de cabeça e dentes sensíveis ao acordar e cansaço para mastigar. A causa do bruxismo do sono ainda não é conhecida.

De qualquer forma, os dois tipos de bruxismo são tratados com a ajuda de uma placa de mordida para evitar, além do cansaço, o desgaste dos dentes. A aplicação de toxina botulínica, o botox, tem sido estudada para evitar a contração muscular. A medida, porém, só é recomendada em casos mais graves.

Para um diagnóstico seguro, entretanto, não deixe de ir ao dentista!

Mais no Blog Curso ASB

No nosso blog, você confere outras publicações sobre saúde bucal. Tem post novo toda sexta-feira. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​