Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que o auxiliar de dentista pode e o que não pode fazer?

 

Depois de regulamentada, em dezembro de 2008, a profissão de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) ganhou ainda mais relevância no Brasil. Cresceu também a busca por qualificação profissional na área. O Curso ASB, por exemplo, já formou mais de 26 mil alunos. Se você tem interesse na profissão, este post é para você. Abaixo, entenda melhor o que o auxiliar de dentista pode e o que não pode fazer.

O que o auxiliar de dentista pode fazer

O Auxiliar de Saúde Bucal pode fazer ações de promoção e de prevenção em saúde bucal. Pode, ainda, realizar a limpeza, a assepsia, a desinfecção e a esterilização de instrumentos e equipamentos do consultório odontológico.

O auxiliar de dentista pode aplicar as medidas de biossegurança no armazenamento, no transporte, no manuseio e no descarte de produtos e resíduos odontológicos. Além do mais, pode auxiliar e instrumentar o dentista em intervenções clínicas.

O Auxiliar em Saúde Bucal pode processar filme radiográfico, selecionar moldeiras, preparar modelos em gesso e manipular materiais de uso odontológico. Pode também participar de levantamentos e de estudos epidemiológicos.

O que o auxiliar de dentista não pode fazer

O Auxiliar em Saúde Bucal não pode exercer a atividade de forma autônoma. Ele deve atuar junto de um dentista ou de um Técnico em Saúde Bucal (TSB).

O ASB também não pode comandar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos não discriminados na lei que regulamenta a profissão. Por exemplo: colocar aparelho ortodôntico, remover suturas, fazer clareamento dental…

O auxiliar de dentista não pode, por fim, fazer propaganda de seus serviços, seja nas redes sociais ou em revistas, jornais ou folhetos especializados da área odontológica.

Ainda ficou com dúvidas sobre o que o Auxiliar em Saúde Bucal pode e o que não pode fazer? Então, a dica é ler atentamente o Manual do ASB, que costuma ser disponibilizado pelos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs). Veja o do CRO-PR aqui.

Mais no Blog Curso ASB

Para mais posts sobre a profissão de auxiliar de dentista, acesse o nosso blog! Até a próxima.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​