Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como se destacar na entrevista de emprego

Quem quer trabalhar em empresas privadas, precisa passar pela tão temida: entrevista de emprego. E para alguns, pode ser um momento de muita ansiedade e pode virar um desastre, se você não estiver bem preparado. Mas nós queremos te ajudar a conquistar aquela vaga dos sonhos! Então segue aqui 12 dicas de como se dar bem na entrevista de emprego.

Antes da entrevista

  • Faça um bom currículo

Nós já contamos aqui, como fazer um bom currículo. Envie para a empresa e leve no dia da entrevista, o entrevistador pode querer recapitular sua trajetória e tê-los em mãos, pode facilitar o processo. 

  • Refresque sua memória

No dia anterior, pegue seu currículo e dê uma olhada nas experiências que colocou. Também lembre de outras experiências de trabalho, os pontos positivos e negativos de seu desempenho, o que aprendeu, quais foram os desafios, os motivos que levaram sua saída e quais os melhores resultados que alcançou lá. O entrevistador poderá perguntar sobre isso e dizer que não lembra, pode soar mal. 

  • Estude a empresa

Nada pior que demonstrar para o empregador que você não sabe nada sobre a empresa que está se candidatando. Isso mostra que não se importa com os valores e principalmente, com as dores dela. Então estude um pouco sobre ela, olhe o site, veja se há menções dela no Google, veja as mídias sociais. Há entrevistadores que perguntam por que você quer trabalhar naquela empresa, saber um pouquinho dela vai ajudar nesta questão. 

No dia da entrevista

  • Primeira impressão é a que fica

Cuide da sua própria imagem, das roupas que veste, da sua maquiagem, da sua postura social ao chegar ao local da entrevista. Seja simpático e gentil com os colaboradores da empresa, pense que essa impressão que você passará a eles, será a visão que eles terão de você ao ser admitido. 

  • Esteja confiante

Não adianta fingir estar confiante, a linguagem corporal denuncia. Cuide da sua postura corporal, da forma que você se expressa com o corpo, sorria e fique relaxado – mas não muito, para não acharem que você é folgado. 

  • Observe o entrevistador

Parece loucura, mas observar e imitar o jeito do entrevistador pode te trazer bons resultados na entrevista. Note se ele é mais fechado ou mais descontraído e siga esse jeito durante a entrevista. Gera identificação e empatia. 

  • Crie e siga uma lógica para apresentar seus argumentos

Mostrar ser organizado mentalmente é um ponto extra. Ao contar suas experiências, siga o roteiro: situação, tarefa, ação e resultado. É o método STAR, um método que ajuda a apresentar as realizações profissionais. 

O mesmo vale para perguntas que aparentemente são sem pé, nem cabeça. Exemplo:”se você fosse um eletrodoméstico, qual seria?” Crie uma lógica e apresente a lógica, ela valerá mais que a resposta em si. 

  • Não minta

Sim, parece clichê falar isso. Mas muitos entrevistados acabam sofrendo as consequências por terem mentido na entrevista. Às vezes, uma mentira que parece inofensiva, pode ter sido o fator determinante para a sua contratação – e ao descobrir a verdade, pode ser para uma demissão. Então é bem importante: seja você mesmo.

Se não sabe algo, não diga que sabe fazer. Mas mostre os conhecimentos que tem em áreas semelhantes e como eles podem contribuir para essa demanda da empresa. 

  • Se não tem experiências, conte outras situações

No início da nossa vida profissional, nem sempre temos experiências. Mas isso não é o mais importante, se você tem algo legal a contar. Fale sobre situações difíceis que enfrentou e como solucionou. Sobre projetos que participou na escola, cursos que fez, eventos que ajudou a organizar.. lembre-se: tudo é aprendizado. 

Mas, se quiser enriquecer seu currículo, que tal começar por uma carreira na área de saúde? O Curso ASB tem o melhor curso de auxiliar em saúde bucal, totalmente on-line e com certificado reconhecido pela Associação Brasileira de Odontologia. Conheça o curso

  •  Faça perguntas

Sim, também entrevista o entrevistador. Questione sobre as demandas da empresa, sobre rotatividade, sobre os maiores problemas que precisam ser resolvidos. Transforme a entrevista em um bom diálogo. Os entrevistadores gostam de pessoas que conversam bem. 

Depois da entrevista

  • Seja paciente

Muitos candidatos perdem a vaga, porque insistem que o entrevistador dê logo um feedback. Só cobre um retorno, se passou a data que o entrevistador estipulou para dar uma resposta. 

  • Seja gentil

Em caso de resposta negativa, não seja arrogante. Seja gentil. Às vezes, você poderá ter oportunidades diferentes na mesma empresa. Se o entrevistador gostou de você, achará uma forma de te encaixar em setores da empresa que tenham mais a ver com seu perfil.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​