O que é moldagem odontológica?
É uma técnica para reproduzir as estruturas bucais. Ao fazê-la, é possível analisar a anatomia das arcadas, osso basal e coroas dentárias. Para isso, é necessário colocar a moldeira com silicone na boca do paciente e depois, colocar gesso no molde.
Para o que usamos a moldagem odontológica?
Para os tratamentos de:
- Ortodontia
- Próteses
- Lentes de contato
- Facetas dentárias
- Coroas
Por que fazer uma boa moldagem?
Ela dá o início e também o fim do tratamento nas áreas que precisam dela, por isso, fazê-la de forma correta, é essencial para os bons resultados do procedimento.
Então, é bem importante conhecer a técnica e usar os melhores materiais.
Como o auxiliar em saúde bucal pode ajudar?
Ao auxiliar em saúde bucal, cabe a preparação da moldeira. Então, para fazer a preparação para uma boa moldagem odontológica, é preciso:
- Selecionar os melhores materiais: ao fazer a cotação para os materiais do consultório, preze pelos produtos mais adequados. Não escolha o gesso ou o silicone mais baratos do mercado, invista em qualidade.
- Agite bem o pó: ao abrir o pacote de gesso, o ideal é transferi-lo para um recipiente com tampa. Cada vez que for usar, agite bem o pote para garantir que todas as partículas estão bem misturadas.
- Cuide com excesso de material: ao colocar o silicone na moldeira, raspe os excessos. O mesmo com o gesso.
- Quando o dentista tirar a moldeira da boca do paciente, retire os excessos de água e saliva e já coloque o gesso. Assim evita alteração no material.
- Observe bem quais são as orientações do fabricante sobre a manipulação dos materiais. Cada marca tem um tempo e uma técnica para evitar bolhas, endurecimento precoce ou amolecimento do material.