Seja bem vindo ao nosso Blog!

4 formas de tirar o medo de dentista das crianças (e um bônus)

  A ida ao consultório odontológico pode ser traumatizante para os pequenos se toda a equipe não estiver preparada. A maneira de lidar com eles precisa ser diferente! No post desta segunda-feira, dia delas, veja como Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), com a ajuda dos colegas, pode tirar o medo de dentista das crianças.

Como lidar com o medo de dentista das crianças

  • Decoração atrativa
Uma decoração infantil no consultório pode ser um bom jeito de melhorar a relação entre a equipe e os minipacientes. A primeira impressão é fundamental para lidar com o medo deles.
  • Jalecos divertidos
Esqueça jalecos e toucas brancos ou azuis tradicionais! Uniformes coloridos e estampados têm tudo a ver com o universo infantil. Eles também podem ser uma boa forma de aproximar a criança do pessoal do consultório.
  • Instrumentos odontológicos de brinquedo
A curiosidade dos pequenos, o famoso “ver com as mãos”, pode atrapalhar, mas também pode ajudar e muito se houver criatividade! Hoje, existem brinquedos que imitam os instrumentos odontológicos. Utilizá-los na consulta pode, além de divertido, ser pedagógico. Que tal, durante as brincadeiras, explicar, de forma didática, a importância de cuidar da saúde bucal?
  • Lembrancinha motivacional
Para agradar as crianças, outra sugestão é distribuir uma lembrancinha motivacional ao fim da consulta. Ela deve demonstrar o quanto a equipe ficou feliz com a cooperação durante o atendimento. Pode ser, por exemplo, um adesivo com o passo a passo para a escovação correta dos dentes. Ou, quem sabe, um desenho para colorir e trazer na próxima vez para o mural do consultório odontológico.

Dica bônus

Além de todas as dicas que demos acima, não esqueça da principal forma de lidar com o medo de dentista das crianças: a conversa! Qualquer um, até mesmo os pacientes mais novos, ficam mais tranquilos quando há um bom bate-papo com profissionais verdadeiros e empáticos.

Mais no Blog Curso ASB

Viu como não é tão difícil lidar com o medo de dentista das crianças? No nosso blog, você também encontra como também combater o medo dos adultos. Lá, também tem outras dicas para melhorar o atendimento onde você trabalha. Até mais!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​