Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como cuidar da saúde bucal durante a gestação

Já reparou que o número de grávidas aumentou nesta pandemia? Independentemente do período, a gravidez muda (e muito!) a vida de uma mulher, inclusive a saúde bucal dela. Por isso, ao longo dos nove meses, é muito importante cuidar ainda mais dos dentes e da boca como um todo. No post desta segunda-feira, falamos sobre saúde bucal durante a gestação.

Veja os principais problemas que podem aparecer e o que fazer para evitá-los.

Saúde bucal durante a gestação: o que é importante

  • Gengivite

Durante a gestação, os dentes e as gengivas precisam de cuidados especiais para evitar a gengivite. A escovação deve ser feita sempre após as refeições, passando fio dental pelo menos uma vez por dia. Uma dieta balanceada também é importante.

  • Erosão

Os enjoos matinais costumam aparecer, principalmente, nos primeiros três meses de gestação. Em conjunto com a náusea, estão os ácidos adicionais, que podem causar erosão nos dentes se deixados na boca. Uma recomendação para a grávida é enxaguar a boca com água ou com fluoreto para manter o pH bucal equilibrado.

  • Boca seca

Muitas mulheres também relatam ficar com a boca seca durante a gravidez, o que contribui para o surgimento, por exemplo, da cárie dentária. Para quem enfrenta o incômodo, é sugerida a ingestão abundante de água para a hidratação. Mastigar chiclete sem açúcar também ajuda porque aumenta a produção de saliva.

Com esses problemas ou não, não deixe de visitar regularmente o seu dentista para cuidar bem da saúde bucal durante a gestação e depois dela também.

Mais no Blog ASB

Este post foi útil para você?! A gente espera que sim. Visite o nosso blog e confira outras publicações para o dia a dia do auxiliar de dentista. Nós esperamos a sua visita. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​