Seja bem vindo ao nosso Blog!

A sua dor de cabeça pode ser do apertamento dental

A sua dor de cabeça pode ser do apertamento dental

Sabia que, segundo a Associação Brasileira de Cefaléia, existem mais de 150 tipos de dores de cabeça? Uma delas é provocada, em geral, pelo apertamento dental e pode ser tratada pelo dentista.

O apertamento dental e as dores de cabeça

As cefaléias provocadas pelo apertamento dental surgem em quem passa o dia ou a noite apertando os dentes e nem percebe. Isso provoca um cansaço nos músculos que estão nas laterais da cabeça e na face, provocando dor.

Uma dica é, de vez em quando, observar se você está apertando ou apenas encostando os dentes. Nossa posição de repouso é com os dentes afastados levemente. Por isso, o ato de permanecer com eles encostados por muito tempo já pode provocar dor.

Se este apertamento dental, porém, for associado ao estresse, à mordida fora do lugar, ao hábito de mastigar chicletes, à postura incorreta da cabeça ou a outros fatores, o tratamento fica mais complexo.

Aí, é preciso pedir a ajuda de outros profissionais, como fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo.

Então, se você desconfia que as suas dores de cabeça têm a ver com o apertamento dela, procure um dentista habilitado na área de Disfunção Temporomandibular (DTM) para fazer uma avaliação detalhada.

Através dela, você pode encontrar o diagnóstico e o tratamento corretos, o que, sem dúvidas, deve trazer mais qualidade de vida.

Apertamento dental e bruxismo: qual a diferença?

Apertamento dental e bruxismo não são as mesmas coisas. Na verdade, o apertamento dental é classificado como um tipo de bruxismo. No primeiro caso, o paciente aperta os dentes; no outro, range.

Ambos são bem prejudiciais ao sorriso e difíceis de serem identificados. Para investigar mais a fundo, uma boa auto-análise e a ajuda de pessoas mais próximas são fundamentais.

Além de observar os próprios hábitos, também vá com regularidade ao dentista. Ainda que você não perceba no dia a dia, ao notar desgastes dentários, o profissional pode se atentar aos sinais e alertar para a possibilidade do problema.

Quer saber mais sobre DTM e outros problemas de saúde bucal? Então, não deixe de conferir os outros posts aqui do blog. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​