Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que pode ser a mancha branca no dente?

O que pode ser a mancha branca no dente?

“Aparelho fixo mancha os dentes?”. Essa é uma pergunta muito frequente nos consultórios odontológicos. Muitos pacientes ficam com mancha branca no dente depois de fazer o tratamento ortodôntico.

Há quem diga que o que mancha é a cola que fixa o bráquete. Na verdade, isso é um mito. O material é uma resina muito semelhante à utilizada em restaurações de dentes anteriores. Ou seja, não faz mal aos dentes e é retirado junto com o aparelho ao final.

Mas, então, o que mancha o sorriso?

A relação entre higiene bucal e a mancha branca no dente

A verdadeira vilã, causadora das mancha branca no dente, é a falta de uma higiene bucal adequada. Quem usa aparelho fixo precisa redobrar os cuidados – a escovação, por exemplo, deve ser diferente.

Escovar os dentes da maneira correta evita que restos de alimentos fiquem na boca e se transforem em açúcar, o principal atrativo para bactérias. São elas que, quando não removidas a tempo da superfície do dente, dão início à cárie.

Aí, a superfície do dente perde cálcio e surgem as manchas esbranquiçadas, de cor leitosa. Repare bem no sorriso de alguém que terminou há pouco e enfrenta o problema. Os dentes ficam manchado ao redor do bráquete e, não, onde a ele estava colado. Viu só?!

A mancha branca no dente sai?

Bem, mas o que fazer quando o dente já está manchado? Infelizmente, essa mancha branca no dente não sai naturalmente ou com clareamento dental. Por isso, a melhor maneira de evitar é prevenindo! Se você ainda tem outras dúvidas sobre o assunto, converse com o seu dentista.

Mais no Blog Curso ASB

Acesse o nosso blog também para saber mais de tratamentos ortodônticos. Se você tem alguma dúvida ou curiosidade relacionas ao tema, deixe nos comentários para tentarmos ajudar. Vamos adorar ter a sua participação! Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​