Seja bem vindo ao nosso Blog!

Por que o ASB deve vestir uniforme no trabalho?

Por que o ASB deve vestir uniforme no trabalho?

A contaminação cruzada ocorre quando o dentista, o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) ou outro membro da equipe faz o transporte de vírus e bactérias de um objeto infectado para outro que não está. Isso é facilitado quando o profissional não está equipado corretamente. É por esse motivo que o auxiliar de dentista deve vestir uniforme, sim. Especialmente neste período de pandemia!

Hospitais, consultórios e clínicas odontológicos e outros locais que responsáveis pela saúde da população têm manuais de biossegurança. Essas publicações instruem os profissionais sobre como esterilizar os instrumentos utilizados no dia a dia e também dão outros tipos de orientações para evitar a contaminação cruzada no ambiente de trabalho.

Uma das medidas de biossegurança do manual de odontologia diz que jalecos, aventais, luvas, máscaras são de uso obrigatório em clínicas e consultórios.

Isso para impedir que o sangue e as secreções do paciente – que podem estar afetados ou não – entrem em contato direto com a pele do ASB, que por sua vez, pode ser contaminado e/ou acabar infeccionando outro paciente. Bem perigoso, né?!

A importância de vestir uniforme higienizado

Todo essa vestimenta profissional deve ser frequentemente higienizada para não virar um bom meio de propagação de microrganismos, como o novo coronavírus.

As luvas, por exemplo, devem ser trocadas a cada atendimento. Já os jalecos precisam ser de manga comprida e de gola alta para garantir a proteção de todas as áreas – a troca pode ser diária ou logo que houver a presença visível de fluidos.

Organização e padrão também são importantes

Secundariamente, o ASB deve usar uniforme também para organização e padronização do consultório odontológico. Um jaleco com o nome e a função do profissional é importantíssimo para o paciente que chega para a sua primeira consulta e ainda não sabe quem é quem ali. Vale lembrar que o auxiliar de dentista deve vestir uniforme apenas no ambiente de trabalho por questões sanitárias!

Mais no Blog Curso ASB

Para mais publicações para Auxiliares em Saúde Bucal, acesse o nosso blog. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​